Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

VW ID. Buzz GTX: Um “pão de forma” desportiva, com 340 CV

By on 22 Março, 2024

As viagens num ID. Buzz foram pensadas para fazer relembrar os tempos das míticas “pão de forma”, num tempo em que o mundo girava um pouco mais devagar. Mas a VW entender que a velocidade do mundo atual exige uma ID. Buzz com mais potência. Surge o ID. Buzz GTX.

A nova proposta da VW oferece flexibilidade com duas distâncias entre eixos, dois tamanhos de bateria e opções de lugares sentados para 5, 6 ou 7 passageiros. Com tração integral 4MOTION de série, assegura uma tração em várias condições de condução. Equipado com dois motores elétricos para tração integral, o conjunto debita 340CV, atingindo uma velocidade máxima de 160 km/h. As baterias podem ser recarregadas de 10 a 80 por cento em apenas 26 minutos em estações de carregamento rápido com capacidades até 185 kW ou 200 kW.

A ID. Buzz GTX, com a sua potência extra e o sistema de tração 4MOTION, não foi pensado para bater recordes em Nordshleife, apesar de ser quase certo que veremos uma por lá. A maior capacidade de reboque, em comparação com os seus antecessores, passa a ser o principal trunfo (a velocidade é um extra). A versão com distância entre eixos normal pode rebocar até 1.800 kg, enquanto a versão com distância entre eixos longa pode rebocar até 1.600 kg. Isto representa um aumento de 800 kg e 600 kg, respetivamente. O sistema 4MOTION proporciona uma tração superior, especialmente em superfícies molhadas ou soltas, tornando o ID. Buzz GTX um veículo de reboque ideal para atrelados como barcos ou cavalos, normalmente utilizados em terrenos escorregadios.

O ID. O Buzz GTX apresenta um exterior distinto com uma frente individualizada, incluindo um para-choques ao estilo do GTX com uma grelha em favo de mel preta e novos elementos laterais de guia de ar. As luzes diurnas integradas, os elementos pretos da carroçaria e as jantes de liga leve Solna de 20 polegadas de série melhoram o seu aspeto dinâmico. Estão disponíveis opções adicionais de jantes de liga leve de 21 polegadas. As características de série incluem faróis de matriz LED IQ.LIGHT. A pintura exclusiva em Vermelho Cereja é exclusiva do ID. Buzz GTX, disponível em opções sólidas e em dois tons com Mono Silver metalizado.

No interior, os tons escuros acentuam o ambiente desportivo, com características exclusivas como o forro do tejadilho preto e os bancos específicos com design GTX. Os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente com função de memória e adornados com microfleece ArtVelours Eco preto com um padrão de diamante, costuras e debruns vermelhos contrastantes. O volante multifunções apresenta costuras cruzadas vermelhas e a inscrição GTX em cromado no revestimento central.

O ID. Buzz GTX com distância entre eixos padrão está disponível como um cinco lugares com um banco de três lugares dividido 40:60 na segunda fila (2/3) ou como um seis lugares com dois bancos individuais na segunda e terceira filas (2/2/2). O ID. Buzz GTX também será lançado como um cinco lugares com um banco de três lugares (2/3) e como um seis lugares (2/2/2). Esta versão será oferecida adicionalmente como uma versão de sete lugares com um banco de três lugares na segunda fila e dois bancos individuais na terceira fila (2/3/2). Consoante o modelo, os bancos da segunda fila podem ser deslocados longitudinalmente em 150 mm (distância entre eixos normal) ou 200 mm (distância entre eixos longa).

Os modelos GTX receberão uma atualização significativa do hardware e do software, incluindo um visor frontal (opcional) e sistemas de informação e lazer da próxima geração (de série) com navegação melhorada, gráficos e processadores mais rápidos. O tamanho do ecrã tátil foi aumentado para 12,9 polegadas, com barras tácteis iluminadas para controlo da temperatura e do volume. O novo assistente de voz IDA permite comandos de voz naturais, controlando as funções do veículo e fornecendo respostas provenientes de bases de dados online como a Wikipedia, com integração da IA ChatGPT. Uma aplicação Wellness oferece programas pré-configurados para melhorar as experiências de condução ou de carregamento. Além disso, um sistema de aviso de saída alerta para a aproximação de veículos ou bicicletas quando uma porta é aberta.

A gama GTX está a ganhar força com o ID.3 e o ID.7 a receberem uma versão mais afoita, juntando-se aos ID.4 e ID.5 GTX que receberam mais potência. As pré- vendas iniciam-se no verão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)