Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

VW ID.4 e ID.5: Novas versões melhoradas já têm preço (mais baixo)

By on 13 Março, 2024

O começo da gama ID da VW acabou por ser algo titubeante, mas a marca está a emendar a mão e resolver as questões que menos agradaram nas primeiras versões do ID.4 e ID.5. Os dois modelos elétricos da marca alemã receberam atualizações e já têm preço de venda no mercado nacional.

Ambos os carros agora possuem novos motores elétricos mais potentes e eficientes, herdando tecnologia do ID.4. O ID.4 tem uma autonomia média de 550 quilómetros, enquanto o espaçoso SUV coupé ID.5 pode percorrer até 556 quilómetros com uma única carga. Além disso, a Volkswagen reduziu os preços recomendados ao público para as versões otimizadas do ID.4 e ID.5, melhorando significativamente a relação preço/desempenho dos modelos. Os preços começam agora nos 48.072 € (ID.4) e nos 51.991 € (ID.5)

Novo infotainment melhorado

A Volkswagen introduziu uma nova geração de sistema de infotainment de software atualizado, que já pode ser usado n ID.7 e que melhora significativamente a utilização do mesmo. Mais simples e mais fluída, a utilização do sistema é agora mais agradável. A Volkswagen aprimorou significativamente o interior dos modelos ID.4 e ID.5, com foco na simplificação da interação com o sistema de infotainment. Ambos os modelos receberam um novo software de última geração, mais rápido e com mais funcionalidades, além de um sistema de infotainment padrão com tela aumentada para 32,8 centímetros. O Digital Cockpit e o head-up display de realidade aumentada foram melhorados, enquanto os seletores táteis e o volante multifuncional foram atualizados.

O seletor de Modos de Condução foi separado do Digital Cockpit e redesenhado como um interruptor autónomo, proporcionando uma interação mais facilitada. A introdução do assistente de voz IDA permite comandos mais precisos e oferece novas funcionalidades, como informações meteorológicas e cotações da Bolsa. A opção de um novo sistema de som premium da Harman Kardon também está disponível.

Mais potência e autonomia

Além disso, a potência foi aumentada em 75%, graças a um novo motor elétrico e uma bateria de nova geração, resultando numa entrega de potência mais dinâmica em todas as situações. O motor elétrico de 210 kW (286 cv) agora é usado nos modelos de tração traseira ID.4 Pro (City e Urban) e ID.5 Pro (City e Urban), proporcionando um aumento significativo no binário, de 310 para 545 Nm.

Os modelos ID.4 e ID.5 agora possuem uma maior autonomia com a nova bateria de 77 kWh. Por exemplo, o ID.4 Pro pode percorrer 550 km (ciclo combinado WLTP), um aumento de 17 km em relação ao seu antecessor, enquanto o ID.5 Pro pode percorrer até 556 km, um aumento de 11 km. Ambos os modelos de tração traseira possuem um carregador de bordo de 135 kW em postos de carregamento rápido, enquanto os modelos de tração integral agora suportam até 175 kW. Isso significa que esses modelos podem carregar energia suficiente para percorrer 178 km em apenas 10 minutos. Além disso, a nova gestão térmica e de carregamento garante que a bateria esteja pré-condicionada durante a condução, otimizando o processo de recarga em viagens longas.

GTX com mais pimenta

Os modelos ID.4 GTX e ID.5 GTX, mais desportivos e com tração integral, apresentam-se agora com 250 kW (340 cv), o que equivale a um aumento de 30 kW (41 cv). A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida agora em apenas 5,4 segundos, com os modelos GTX a baixarem claramente da marca dos 6 segundos. Tal como anteriormente, o ID.4 GTX e o ID.5 GTX estão limitados eletronicamente a uma velocidade máxima de 180 km/h. Para acompanhá-los, a velocidade máxima dos modelos Pro foi agora também aumentada para 180 km/h (anteriormente, 160 km/h).

Para complementar a introdução dos novos e mais potentes e eficientes motores elétricos, as ligações ao solo também foram ajustadas. Além disso, a Volkswagen atribuiu ao (opcional) controlo adaptativo do chassis (DCC) novas características para uma relação ainda mais equilibrada entre conforto e dinâmica.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)