Novo VW Golf: Conheça o Primeiro Modelo Construído
Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT

VW Golf: Uma história que faz 50 anos em 2024

By on 28 Dezembro, 2023

Há modelos que marcam a história das marcas para sempre e, no caso da VW há alguns modelos que ficarão para sempre associados ao legado da marca alemã. O Golf é claramente um deles.

Foi uma revolução automóvel quando, em 1974, a Volkswagen apresentou o primeiro Golf e, consequentemente, o sucessor do lendário Carocha, outro modelo icónico da marca germânica: com tração dianteira (em vez de motor traseiro) e uma nova conceção graças à grande porta da bagageira e ao encosto do banco traseiro rebatível. Além disso, o design de linhas retas criado por Giorgetto Giugiaro ajudou a Volkswagen a assumir um novo estilo, que também foi mantido nos seus sucessores. O Golf tornou-se rapidamente num verdadeiro “Volkswagen”, e a meta do primeiro milhão de unidades vendidas foi alcançada logo em 1976. Até à data, foram entregues mais de 37 milhões de veículos. Desta forma, o modelo compacto é o automóvel europeu de maior sucesso, o Volkswagen mais vendido de todos os tempos e um ícone.

Ao longo das décadas, a gama foi alargada a outras variantes: o Golf GTI, o Golf Cabriolet ou o Golf Variant, entre muitos outros. O Volkswagen Golf democratizou não só tecnologias como o catalisador e o sistema de travagem anti bloqueio (ABS), mas também airbags, cruise control e sistemas de assistência eletrónica à condução, bem como sistemas de propulsão mild hybrid e plug-in hybrid.

O Golf é um modelo de referência da marca Volkswagen e representa a expressão “bestseller” como quase nenhum outro. O Golf marcou a mobilidade não só na Alemanha, mas também no resto do mundo. A Volkswagen está a celebrar este modelo popular ao assinalar o 50º aniversário do mesmo no próximo ano. Durante as celebrações de aniversário, a marca vai, não só recordar o passado, como também apresentar o novo Golf no final de janeiro e que, tal como os seus antecessores, será acompanhado por inúmeras inovações que serão aplicadas à produção em série. O lançamento em Portugal está previsto para o terceiro trimestre de 2024.

Golf I e o concept car EA 276, o antecessor do Golf de 1969 desenvolvido em Wolfsburg
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)