Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo vai deixar de utilizar couro nos novos modelos elétricos

By on 23 Setembro, 2021

Até 2025 a Volvo pretende que 25% dos materiais utilizados nos novos modelos sejam reciclados ou biológicos.

A Volvo anunciou uma nova medida rumo à sustentabilidade. De facto, a partir de hoje, todos os novos modelos Volvo 100% elétricos, começando desde já pelo C40, não terão qualquer tipo de revestimento em couro. Em substituição, a marca sueca vai recorrer a têxteis criados através de materiais reciclados, materiais biológicos oriundos de florestas e rolhas provenientes da indústria do vinho.

“Sabemos onde queremos ir. O primeiro passo é assegurar que utilizamos materiais sustentáveis, naturais e reciclados. O próximo desafio é decidir o que fazer com estes materiais, se queremos fazer peças que durem para sempre, se pretendemos que elas sejam reutilizadas no âmbito da economia circular ou se desejamos que sejam devolvidas ao planeta.”, refere Robin Page, diretor de design da Volvo Cars.

Para além disto, a Volvo destaca que vai continuar a oferecer opções criadas através de misturas de lãs, contudo, apenas de fornecedores certificados como responsáveis, visto que a empresa vai rastrear a origem e o bem-estar do animal em questão.

“O abastecimento responsável é uma parte muito importante desse trabalho onde se inclui o respeito pelo bem-estar animal. Deixar de usar couro nos nossos automóveis 100% elétricos é um passo importante para resolver esse problema. Encontrar produtos e materiais que apoiem o bem-estar animal é certamente um desafio, mas não será razão para desistir de o fazer. Esta é uma causa que vale a pena. Ter uma mentalidade verdadeiramente progressiva e sustentável significa que precisamos fazer perguntas difíceis e tentar encontrar respostas de uma forma ativa.”, afirma Stuart Templar – Director Global Sustainability da Volvo Cars.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)