Sabe como se chamava o primeiro Volvo?
World of Volvo: Centro de experiências inédito em Gotemburgo

Volvo interessada em software que deteta anomalias no estado cognitivo dos condutores

By on 24 Abril, 2023

Através do Volvo Cars Tech Fund, o braço de capital de risco empresarial do Volvo Car Group, os suecos investiram na startup israelita CorrActions que criou um software capaz de detetar anomalias no estado cognitivo dos condutores e passageiros de automóveis, com base em micro movimentos musculares que refletem a actividade cerebral. Utilizando os sensores existentes, por exemplo, no volante, esses movimentos podem indicar uma série de sintomas cognitivos, incluindo distração, embriaguez ou cansaço excessivo do condutor. 

O investimento foi efetuado depois da Volvo testar software da CorrActions, mantendo assim a colaboração no futuro. O construtor sueco quer continuar a compreender o comportamento humano depois de décadas de investigação em matéria de segurança, pretendendo que os condutores dos seus automóveis reduzam o risco de acidente. 

“Com o ‘Tech Fund’, pretendemos ser um parceiro estratégico de eleição para startups interessantes que possam ajudar a reforçar a nossa posição como líderes tecnológicos na nossa indústria”, afirmou Alexander Petrofski, diretor do Volvo Cars Tech Fund. “A CorrActions encaixa na perfeição e centra-se numa missão que nos é muito cara: tornar mais seguros os automóveis e as pessoas que os conduzem e que os rodeiam.”

Estudos confirmam que um condutor se tiver dormido menos de cinco horas de sono a probabilidade de ter um acidente de viação é semelhante à de ter ultrapassado (um pouco) o limite legal de álcool no sangue. Cerca de 20% dos acidentes de viação são causados pela fadiga

A tecnologia da CorrActions tem o potencial de ser um complemento altamente relevante para os futuros sistemas de segurança da Volvo, que tem dispensado muito tempo e dinheiro na segurança dos seus condutores. Por isso, decidiram investir na CorrActions, apoiando o seu desenvolvimento, para poderem vir a comercializar a sua tecnologia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)