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Volvo anuncia fim do diesel já em 2024

By on 21 Setembro, 2023

As vendas de carros a gasóleo na União Europeia têm vindo a decrescer de forma acentuada nos últimos anos. Em 2017, os carros a gasóleo representavam 52,4% das vendas de novos veículos na UE. Em 2022, essa percentagem caiu para 27,8%.

Este declínio é impulsionado por uma série de fatores, incluindo preocupação crescente com a poluição atmosférica e as alterações climáticas. Os carros a gasóleo são muito mais poluentes do que os carros a gasolina ou elétricos. Por outro lado, há a introdução de novas normas de emissões mais rigorosas e o forte aumento da popularidade dos carros elétricos, que são mais ecológicos e têm custos operacionais mais baixos do que os carros a gasolina ou gasóleo.

É neste contexto que na Climate Week NYC a Volvo anunciou que o seu último automóvel a gasóleo será produzido no início de 2024. A partir de 2030, a Volvo Cars pretende comercializar apenas automóveis totalmente elétricos e atingir até 2040, a neutralidade climática.

Estas metas bem definidas, que visam a eletrificação total da Volvo, fazem parte de um dos planos ambientais e de transformação mais ambiciosos da indústria automóvel.

Com esta medida, a Volvo é um dos primeiros fabricantes de automóveis tradicionais a dar este passo.

Recorde-se que, o ano passado, a Volvo já havia decidido abandonar o desenvolvimento de novos motores de combustão. Em novembro de 2022, a empresa vendeu a sua participação na Aurobay, a empresa de joint venture que albergava todos os restantes ativos para motores de combustão, garantindo que a Volvo já não está a gastar uma única coroa do seu orçamento de I&D no desenvolvimento de novos motores de combustão interna.

“Os grupos propulsores elétricos são o nosso futuro e são superiores aos motores de combustão: geram menos ruído, menos vibração, menos custos de manutenção para os nossos clientes e zero emissões de gases de escape. Estamos totalmente concentrados na criação de uma gama vasta de automóveis premium, totalmente elétricos, que cumpram tudo o que os nossos clientes esperam de um Volvo. Serão também uma parte fundamental da nossa resposta às alterações climáticas.” Jim Rowan – CEO – Volvo Cars

A urgência de passar à ação

A Volvo está empenhada na eletrificação porque é a coisa certa a fazer. O recente relatório Global Climate Stocktake, publicado pelas Nações Unidas, sublinhou a urgência da emergência climática enfrentada pela humanidade, bem como a necessidade de passar à ação.

“O que o mundo precisa agora, nesta altura crítica para o nosso planeta e para a humanidade, é de liderança. É hora dos líderes políticos e da indústria serem fortes e decisivos, e apresentarem políticas e ações significativas para combater as alterações climáticas. Estamos empenhados em fazer a nossa parte e encorajamos os nossos pares, bem como os líderes políticos de todo o mundo, a fazerem a sua.” Jim Rowan

Para enfatizar ainda mais este ponto, Anders Kärrberg,- Chief Sustainability Officer da Volvo Cars irá participar num evento organizado pela Coligação Accelerating to Zero (A2Z) na Climate Week NYC deste ano. Lançada na cimeira climática COP27, a Coligação A2Z fornece uma plataforma multi-stakeholder para os signatários da Declaração de Glasgow sobre Veículos de Emissão Zero, da qual a Volvo faz parte desde a primeira hora.

A plataforma A2Z permite colaborar e coordenar ações no sentido do objetivo coletivo da coligação de “tornar 100% das vendas globais de automóveis novos isentas de emissões de gases de escape até 2040 e, o mais tardar, até 2035 nos principais mercados”.

Embora o próprio objetivo de eletrificação da Volvo seja ainda mais ambicioso, a empresa espera poder inspirar outras a serem ainda mais ousadas na tomada de medidas contra as alterações climáticas. O anúncio de hoje sobre os motores diesel e a participação nos debates A2Z e noutros encontros da Climate Week NYC servem esse propósito.

Uma perspetiva em mudança

A decisão de eliminar completamente os motores diesel até ao início de 2024 ilustra a rapidez com que tanto a indústria automóvel como a procura dos clientes estão a mudar face à crise climática.

Há apenas quatro anos, o motor a gasóleo liderava as vendas de veículos novos. Nessa altura, a maioria dos automóveis que a Volvo vendia era alimentada por um motor a gasóleo, enquanto os modelos eletrificados estavam apenas a começar a deixar a sua marca.

Desde então, essa tendência inverteu-se em grande medida, impulsionada pela evolução da procura do mercado, por regulamentos de emissões mais rigorosos e pela aposta da Volvo na eletrificação. A maioria das vendas da marca na Europa consiste agora em automóveis eletrificados, com um grupo motopropulsor totalmente elétrico ou híbrido plug-in.

O facto de haver menos carros a gasóleo nas ruas tem também um efeito positivo na qualidade do ar urbano; embora os motores a gasóleo emitam menos CO2 do que os motores a gasolina, emitem mais gases como o óxido de azoto (NOx), que têm um efeito adverso na qualidade do ar, especialmente nas zonas urbanas.

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