Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP
Grupo Volkswagen pretende reavivar o icónico Scirocco como automóvel desportivo elétrico

Volkswagen up! ganha versão GTI

By on 22 Novembro, 2018

A Volkswagen dotou o pequeno up! de maior pedigree ao colocar-lhe a sigla GTI. A versão, já disponível em Portugal a partir de 18.032€ euros, equipa um motor a gasolina 1.0 turbo com 115 cv e um binário máximo de 199 Nm, alocado a uma caixa manual de 6 velocidades. Pode não parecer muito, mas coloca o up! nos 100 km/h em apenas 8,8s. Já a velocidade máxima é de 196 km/h. O Volkswagen up! GTI conta também com uma suspensão desportiva, que reduz em 15 mm a sua altura em relação ao modelo convencional.

Esteticamente a componente desportiva é garantida por pára-choques específicos, uma grelha hexagonal em favos de mel, faixas pretas laterais na secção inferior, retrovisores exteriores com acabamentos em preto brilhante, spoiler traseiro e o logótipo GTI. As jantes são de 17 polegadas Brands Hatch. Branco, vermelho, cinzento prateado e preto metalizado são as cores de carroçaria disponíveis.

No interior encontramos bancos com o tradicional padrão axadrezado Clark (com quadrados de linhas brancas e vermelhas), volante desportivo forrado a couro, alavanca de mudanças específica com o logo GTI, punho da alavanca do travão de mão em couro e painel de instrumentos com mostradores desportivos.

Em termos de equipamento, destaque para: sensores de estacionamento traseiros; banco traseiro rebatível assimetricamente; bancos dianteiros aquecidos; computador de bordo “Plus”; direção assistida eletromecânica, controlada em função da velocidade; faróis de nevoeiro com luzes de curva estáticas; piso da bagageira ajustável em 2 alturas e removível; sistema Start&Stop com recuperação da energia de travagem.

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)