Volkswagen Golf elétrico pode colocar em causa continuidade do ID.3
VW Golf pode dizer adeus à caixa de velocidades manual

Volkswagen Golf com novo motor 1.5 TSI Evo – aceitam-se encomendas

By on 5 Abril, 2017

 

A Volkswagen tem desde já disponível para encomenda o novo Golf com motor 1.5 TSI Evo de 150 cv, com níveis de equipamento a partir da linha Confortline. Um bloco a gasolina de 4 cilindros com injeção direta e sistema common-rail que está disponível com caixa manual de 6 velocidades ou transmissão automática DSG de 7 velocidades. O preço de entrada para o Golf é de 27.740€, iniciando-se o valor do Golf Variant 1.5 TSI em 28.775€.

O novo bloco desenvolve um binário máximo de 250 Nm desde o ralenti a 1.500 rpm e, segundo avança a marca, o consumo com caixa manual é de 5,0 l/100 km e as emissões de CO2 de 114 g/km. Os valores de consumos e de emissões de CO2 com a transmissão DSG opcional de 7 velocidades são de 4,9 l/100 km e 112 g/km, respetivamente.

Novo bloco 1.5 TSI Evo em detalhe

A Volkswagen explica que no novo motor 1.5 TSI Evo, em comparação com os motores de 1.4 litros, foi reduzida a fricção interna através de uma bomba de óleo variável e um primeiro rolamento da cambota revestido de polímero e tem uma pressão de injeção até 350 bar – controlada eletronicamente. O intercooler é indireto e por isso mais eficiente no capítulo da refrigeração – componentes sensíveis à temperatura, como a válvula de borboleta, estão a jusante do intercooler, otimizando a sua temperatura.

A marca explica também que o novo motor possui um sistema de gestão térmico inovador com um novo mapa de refrigeração, cilindros revestidos com APS (proteção térmica por plasma atmosférico) e um conceito de arrefecimento de fluxo cruzado na cabeça do cilindro são especificamente utilizados para este motor TSI de 150 Cv.

Quando se desloca dentro da gama de velocidades do motor de 1.400-4.000 rpm e em velocidades até 130 km/h, o Active Cylinder Management (ACT) desliga completamente, de modo imperceptível, dois dos quatro cilindros, dependendo da carga. Desta forma, o consumo de combustível e as emissões são também significativamente reduzidas.

Uma versão deste motor 1.5 TSI Evo com uma potência de 130 Cv também está a ser desenvolvida, estando disponível a partir de meados deste ano. O consumo desta versão será de 4,6 l/100 km (CO2: 104 g/km).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)