Elétrico vs Combustão: A fase de uso contribui para quase 90% da pegada de carbono dos veículos
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Volkswagen está a criar uma gama de tecidos sustentáveis para os seus ID.

By on 24 Fevereiro, 2023

A Volkswagen continua a sua pesquisa em busca de novos materiais de origem sustentável para utilização futura em diversos tipos de acabamento nos modelos da família de automóveis elétricos ID.

A Volkswagen deseja tornar a sua família de modelos 100% elétricos ID ainda mais sustentável. E, para isso, continua a sua pesquisa em busca de novos materiais que poderão vir a ser utilizados em modelos como os ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7 ainda ao longo deste ano.

Muitos destes materiais foram utilizados pela primeira vez em modelos como o ID.Buzz, por exemplo, que inclui fio Seaqual® como material de revestimento do assento, um “tecido” que é composto por dez por cento de lixo marinho reciclado e 90% de fio de garrafas PES também recicladas. 63 garrafas de meio litro, para sermos mais precisos. Uma das grandes vantagens está na redução das emissões de CO2 relacionadas com a produção, que são quase um terço inferiores aos valores de produção dos materiais convencionais. Além das coberturas dos assentos, o ID. Buzz também inclui o forro do tejadilho e zonas do piso do habitáculo que são totalmente produzidas com poliéster reciclado.

Outras das novidades já usadas nos modelos ID da Volkswagen é a total ausência de elementos cromados, que foram substituídos por uma tinta líquida com efeito brilhante que está muito longe de ser tão nociva para o ambiente. E tal como podemos ver no vídeo divulgado pela marca com alguns destes factos, uma das matérias primas que podem vir a ser utilizadas em futuros modelos é o café.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)