Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Volkswagen e Audi acordam cooperações estratégicas com fabricantes chineses

By on 27 Julho, 2023

O Grupo Volkswagen está a reforçar a sua posição no mercado automóvel chinês com cooperações entre a marca VW e a XPENG, e entre a Audi e a SAIC, com o grupo a avançar com a sua estratégia de eletrificação local. O objetivo é explorar rapidamente novos segmentos de clientes e de mercado, aproveitando assim sistematicamente o potencial do mercado chinês da mobilidade elétrica em crescimento dinâmico.

Nesse contexto a marca VW celebrou um acordo-quadro tecnológico com a XPENG. A fase inicial da cooperação prevê o desenvolvimento conjunto de dois modelos elétricos da marca VW para o segmento de tamanho médio no mercado chinês.

Os veículos específicos para a China complementarão a carteira de produtos MEB e deverão ser lançados na China em 2026. Este projeto está sujeito à celebração de acordos definitivos.

No âmbito da cooperação estratégica estreita e a longo prazo, o Grupo Volkswagen investirá cerca de 700 milhões de dólares no fabricante chinês de veículos eléctricos inteligentes.

A Volkswagen adquire assim uma participação de 4,99% na XPENG através de um aumento de capital, e terá um lugar como observador no conselho de administração da XPENG.

A Audi assinou um memorando estratégico com o seu parceiro chinês de joint-venture SAIC, com o objetivo de alargar a cooperação existente.

As atividades de desenvolvimento conjunto destinam-se a alargar a carteira de veículos eléctricos. Está previsto começar com modelos eléctricos num segmento em que a Audi ainda não está presente na China.

Ambos os acordos prevêem igualmente um futuro desenvolvimento conjunto planeado de novas plataformas locais para a próxima geração de veículos. As parcerias têm como objetivo expandir rapidamente a gama de produtos do Grupo com mais modelos da China para a China em segmentos de mercado e de clientes particularmente promissores. Os pormenores da cooperação sobre as futuras plataformas electrónicas serão objeto de novas negociações entre os parceiros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)