Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Viajar de elétrico: quando nem a Srª Secretária de estado da Energia se ‘safa’…

By on 11 Setembro, 2023

É óbvio que a história que vamos contar a seguir é apenas “uma árvore na floresta”, mas não deixa de ser curiosa. Não é preciso relembrar às pessoas que ainda estamos longe do ideal no que à transição para automóveis menos poluidores diz respeito – mesmo que sejam elétricos – porque até esses poluem na sua fase de fabrico, e mais do que os a motor de combustão…

Todos sabem que os carros elétricos têm problemas com viagens, mesmo para a Secretária da Energia dos EUA, Jennifer Granholm, personagem que está a trabalhar arduamente para convencer mais americanos a aderir aos carros elétricos. Ela sabe que para isso a infraestrutura de carregamento do país tem de melhorar rapidamente, pelo menos acompanhar a percentagem de carros elétricos na estrada, mas o curioso da questão teve a ver quando a Secretária da Energia fez uma viagem de quatro dias com um veículo elétrico, este verão, mesmo sabendo que carregar o carro poderia ser complicado, aqui e ali.

A viagem tinha como objetivo chamar a atenção das entidades oficiais para o muito dinheiro que a Casa Branca está a investir em energia verde e carros não poluentes e o seu périplo pelo país visava mostrar às pessoas a vantagem de ter carros elétricos.

O percurso fez-se através do sudeste dos EUA, de Charlotte, Memphis, Tennessee, mas ‘empancou’ em Grovetown, um subúrbio de Augusta, na Geórgia.

Nem todos os carros da comitiva eram elétricos, estes até eram a minoria, em maioria estavam os enormes SUV dos Serviços Secretos, e numa das diversas paragens, em Grovetown, Augusta, na Geórgia, a sua equipa que “abre caminho” apercebeu-se que os postos de carregamento não dava para todos os elétricos da comitiva e trataram de ocupar um dos lugares vagos (os outros estavam ocupados ou inoperantes) com um carro dos Serviços Secretos, de modo a reservar um lugar para a Senhora Secretária, mas a ‘coisa’ não correu a contento: uma família que tinha um carro elétrico ao ver o carro ‘estatal’ ali parado…chamou a polícia. Mas pelos vistos na Geórgia, não é ilegal um veículo não elétrico estacionar ali e a polícia ficou de “mãos atadas”. Tudo se resolveu a contento, mas como se percebe, por vezes as coisas não são fáceis com os elétricos…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)