Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Vendas globais de elétricos Nissan ultrapassam marco de 1 milhão de unidades

By on 28 Agosto, 2023

A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou que as vendas globais dos seus automóveis elétricos ultrapassaram 1 milhão de unidades, com quase um terço a ser para clientes europeus. Numa marca que muito contribuiu para a massificação dos carros elétricos na Europa, com o Leaf, a Nissan atinge agora esta meta agora.

Desde o seu lançamento em dezembro de 2010, o Nissan LEAF já vendeu mais de 650.000 unidades em todo o mundo. O modelo, atualmente vendido em aproximadamente 50 mercados centrados no Japão, EUA e Europa, continua a ser altamente valorizado por clientes em todo o mundo e ganhou inúmeros prémios de relevo em vários mercados.

Depois de o LEAF original ter ganho o Carro Europeu do Ano e o Carro Mundial do Ano, a produção para os mercados europeus foi localizada em 2013 na fábrica de Sunderland da Nissan e mais de 263 mil unidades foram vendidos na Europa até agora.

Em 2022, a Nissan iniciou as vendas do crossover totalmente elétrico Nissan Ariya. O Ariya engloba a mais recente linguagem de design e tecnologias de última geração da Nissan, como sejam o controlo de tração integral e-4ORCE e o suporte avançado ao condutor ProPILOT 2.0*. O seu design sofisticado ganhou o Auto Color Award 2021 Grand Prix no Japão e o Red Dot Design Award na Alemanha. O Ariya também foi nomeado na lista Wards Top 10 Best Interiors & UX e terminou em 3º lugar do pódio na eleição do European Car of Year 2023.

No âmbito da sua oferta de automóveis comerciais, a Nissan lançou o seu primeiro furgão elétrico na Europa, a e-NV200, em 2014, que passou a vender mais de 45.000 unidades em todo o continente, antes da introdução do seu sucessor, a Nissan Townstar EV, no início deste ano.

No âmbito da sua visão de longo prazo Nissan Ambition 2030, a Nissan planeia lançar globalmente 19 modelos totalmente elétricos até 2030. A empresa também pretende lançar automóveis elétricos alimentados por baterias de estado sólido desenvolvidas internamente até 2028 e expandir sua linha de VEs para atender às diversas necessidades dos clientes em todo o mundo.

Dois futuros automóveis 100% elétricos já foram anunciados para o mercado europeu, um crossover elétrico de nova geração antecipado pelo protótipo CHILL-OUT e um novo automóvel elétrico compacto que se tornará o automóvel de entrada na gama eletrificada da Nissan.

Vendas acumuladas de automóveis elétricos por região

Europa, 320.000

Japão, 230.000

China, 230.000

América do Norte, 210.000

Outras regiões, 10.000

Total, 1.000.000

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)