Stellantis lidera o mercado automóvel português no primeiro trimestre de 2024
Stellantis Pro One: Ofensiva com várias marcas, para o melhor parceiro de negócio

Vendas da Stellantis crescem na Europa

By on 8 Novembro, 2023

A Stellantis tem vindo a crescer no mercado europeu total, bem como no dos veículos eletrificados, nos primeiros dez meses do ano. Desta forma, o grupo consolida a segunda posição no ranking das vendas totais do mercado europeu (UE29), assegurando uma quota de mercado de 18,8% nos primeiros dez meses do ano. A liderança no mercado dos Veículos Comerciais (VCL) mantém-se inigualável, com uma quota de mercado superior a 30%.

No mercado de Veículos Elétricos (BEV), a Stellantis regista um aumento de 41% em comparação com o terceiro trimestre de 2022 e sobe para a segunda posição no ranking europeu, registando uma quota de mercado de 15,3%.

As perspetivas iniciais do mês de outubro indicam a continuidade da tendência positiva, com as matrículas a aumentarem 14% face a outubro de 2022.

Depois de a Stellantis N.V. ter anunciado, na semana passada, os bons resultados do terceiro trimestre deste ano, a Região da Enlarged Europe (Europa Alargada) anuncia um contributo significativo para esse forte desempenho da empresa.

Em particular, a região registou um aumento substancial de 5% em relação ao ano anterior em receitas líquidas, impulsionadas por um aumento de 11% nas entregas e preços líquidos consistentes, elevando a Stellantis à segunda posição na tabela de vendas do mercado europeu, com uma quota de mercado de 18,3% no final do terceiro trimestre. A liderança da Stellantis no mercado de Veículos Comerciais (VCL), consistentemente acima de 30% em quota de mercado, apoia a recém-lançada unidade de negócios Stellantis Pro One na sua liderança do setor.

Registaram-se feitos notáveis nos principais mercados da Europa, incluindo uma quota de mercado de 14,9% na Alemanha em setembro – a mais elevada em quase três anos – e fortes contribuições da Opel, Jeep e da gama VCL. No Reino Unido, a Stellantis alcançou uma quota de mercado de 14% no mesmo mês – registando o seu maior volume mensal – com o modelo mais vendido no segmento B, o Vauxhall Corsa.

No que se refere ao mercado BEV, a Stellantis está a crescer rapidamente, registando um aumento de 41% em comparação com o terceiro trimestre de 2022, e alcançando uma quota de mercado de 15,3% na Europa e liderando em vários segmentos BEV. As vendas de BEV estão a aumentar de modo constante a cada trimestre, elevando a Stellantis ao segundo lugar no ranking europeu, com mais de 87.000 veículos BEV entregues no final do terceiro trimestre. Modelos como o Fiat 500e, os Opel/Vauxhall Corsa Electric, o Peugeot e-208, o Jeep Avenger e toda a gama de Veículos Comerciais BEV (38% de quota de mercado) impulsionaram o desempenho da empresa. Particularizando, a Stellantis conquistou a primeira posição no segmento de automóveis elétricos na Alemanha em setembro, com uma quota de mercado de quase 23%.

“Não só reduzimos a diferença em relação aos líderes de mercado na Europa, como também os ultrapassámos no último trimestre no mercado BEV”, afirmou Uwe Hochgeschurtz, Chief Operating Officer, Enlarged Europe da Stellantis. “Num ambiente dinâmico e competitivo e marcado por uma instabilidade contínua, estamos a demonstrar resiliência, eficiência e agilidade, tirando partido da nossa oferta única de produtos, da dedicação dos nossos colaboradores e do empenho da nossa rede de concessionários. A dinâmica da nossa eletrificação também cresceu em outubro e estamos no rumo certo para duplicar a nossa oferta de modelos totalmente elétricos até ao final de 2024, no âmbito do nosso plano estratégico ‘Dare Forward 2030’. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas estamos preparados para o sucesso nesta nossa viagem conjunta.”

Os resultados preliminares referentes ao mês de outubro na região EU a 29 países mostram um aumento de 14% nas matrículas em comparação com o ano passado, com uma quota de mercado de cerca de 19,1% no mês (+0,2 pontos percentuais em comparação com setembro de 2023) e 18,8% para os primeiros dez meses do ano. Nos cinco principais países europeus, as vendas de outubro são superiores às do ano passado: +21,3% em França, +28,9% na Alemanha, +18,2% em Itália, +6,4% em Espanha, +6% no Reino Unido. A Stellantis é líder do mercado total em França, Itália e Portugal (25,9% de quota), detendo a liderança do mercado eletrificado em França, Portugal (19,7% de quota) e Espanha. No Reino Unido, a Vauxhall é a marca líder de veículos elétricos e as versões Vauxhall Corsa, Mokka e Vivaro Electric lideram os respetivos segmentos BEV. A Stellantis registou um forte mês de outubro na Alemanha, com as vendas de veículos comerciais a quase duplicarem, contribuindo para uma quota de mercado recorde de 25,7%.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)