Vai comprar carro usado? Cuidado com os modelos com mais potência
Mercado de usados: Importação de veículos decresceu

Veículos usados mais baratos no primeiro semestre de 2023

By on 20 Julho, 2023

Depois de uma fase em que o mercado de veículos usados se valorizou muito com a escassez de veículos novos prontos para entrega, os valores dos carros em segunda mão caiu no primeiro semestre deste ano.

Segundo a Carmine.pt, plataforma de compra e vendas de automóveis da Santander Consumer Services, nos primeiros seis meses deste ano, o preço médio das viaturas com 1-2 anos diminuiu 8% e, no caso de veículos com 3-4 anos de idade, o decréscimo é de 11%. Uma tendência diferente da registada nos veículos com maior antiguidade, cujos preços médios revelam uma maior estabilização. Para este fenómeno terá contribuído o incremento da disponibilidade de veículos mais recentes, que, em virtude de uma maior oferta, poderá estar a conduzir a um ajuste em baixa dos respetivos preços médios.

Além da estabilização do preço médio, registou-se, entre fevereiro e junho deste ano, uma descida do preço médio dos carros a gasolina (-1,1%) e elétricos (-6,1%) e a subida do preço médio das viaturas a diesel (+0,9%) e híbridos (+7,9%). O SUV é a tipologia de viatura mais pesquisada, com 31%, seguida de carrinhas (18%), comerciais (15%), citadinos (12%) e pequenos (8%). Já no que diz respeito à tipologia de combustível, as viaturas movidas a diesel (55%) são as mais pesquisadas, seguidas por gasolina (26%), elétrico (11%) e híbrido (8%).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)