E se as estradas brilhassem no escuro? Na Austrália isso já acontece
Oito importantes conselhos para quem tem animais e vai de férias em breve

Vai de férias nesta Páscoa? Cuidados a ter com o seu carro e na estrada

By on 26 Março, 2024

As férias da Páscoa estão aí e muitas pessoas aproveitam para fazer umas merecidas férias. Claro que isso podem implicar deslocações mais prolongadas, nem que seja para ir ver família nesta que é uma altura aproveitada para reencontros. E, por isso, há sempre alguns cuidados a ter antes de enfrentar a estrada e durante a viagem.

Revisão ao automóvel

É normal que pensemos em fazer malas, colocar tudo no veículo e seguir viagem para chegar o quanto antes ao destino. Porém, uma revisão geral ao veículo é uma garantia de não ficarmos a pé por problemas que podem ir de um furo a questões de travões ou motor.

Verificarmos esses elementos é uma forma de, não só aumentarmos a segurança do veículo para todos os passageiros, como estarmos descansados e prevenidos contra surpresas que nos possam reduzir os dias de férias na praia… e aumentá-los na companhia do reboque, oficina e seguradoras.

Mediante o grau de conhecimento de cada um, há pequenos detalhes que podemos fazer ou, na dúvida, pedir conselhos a quem sabe. Falamos aqui, por exemplo, de verificar a pressão dos pneus, o desgaste das pastilhas de travões ou de uma simples mudança de óleo. Questões simples, mas que se podem revelar grandes dores de cabeça. Quer saber o que pode fazer mais para garantir uma boa manutenção do seu carro? Clique AQUI

Paragens regulares

Um ‘clássico’ que fazemos sempre por evitar. Na realidade, quem quer realmente parar e perder longos 5 minutos, quando pode seguir viagem e ‘poupar’ esse tempo? De facto, muitas vezes assim pensamos, mas não é isso que nos vai fazer dar mais mergulhos na praia.

É muito comum fazermos maiores distâncias para as viagens de férias, ou percorrermos percursos mais longos várias vezes, para não perdermos demasiado tempo na estrada. Porém, a condução é exigente, desgastante e pode trazer-nos o sono. Daí que uma paragem para respirar ou tomar um café seja sempre um tónico agradável, que nos permite “esticar” as pernas e rejuvenescer para encarar a restante tirada com maior vigor ao volante. Hoje em dia há já sistemas, como o alerta anti-fadiga, presente já em muitos modelos, que faz por assumir o papel da nossa ‘consciência’. Mas tendo-o ou não, aquela pausa não fará mal a ninguém, antes pelo contrário. Infelizmente o nosso país tem uma taxa de sinistralidade ainda elevada e todo o cuidado é pouco para garantir que este período de festa se mantém assim.

Evitar distrações

É cada vez algo mais suscetível de acontecer nos veículos hoje em dia – distrações. Pode parecer contraproducente, mas é verdade. A quantidade de funcionalidades com que os veículos surgem são, por um lado, agradáveis comodidades, mas, por outro, fontes de distração. Em pouco tempo estamos a ligar a alguém com quem falamos em alta voz, enquanto recebemos um sms que podemos ver no ecrã na consola central e guinamos ligeiramente em demasia o carro que sai ligeiramente da faixa e de imediato nos chama à atenção através do alerta de manutenção na faixa de rodagem. Corrigimos a direção e o aviso de ângulo morto dá sinal, porque alguém surge ao nosso lado, enquanto a chamada continua em linha e temos de olhar para o GPS para saber qual o caminho. Tudo isto, pequenos exemplos de funcionalidades e ações que com a maior das naturalidades podemos empreender em simultâneo, enquanto quase nos esquecemos que… estamos a conduzir. As autoridades estarão também atentas, por isso não facilite.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)