Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada
Ferrari não tem planos para fazer baterias próprias

União Europeia adota regras de sustentabilidade para as baterias

By on 10 Julho, 2023

Uma das questões que é mais levantada pelos ‘opositores’ dos carros elétricos é a sustentabilidade baterias, mas o Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje formalmente um regulamento para reforçar as regras de sustentabilidade das baterias e respetivos resíduos, nomeadamente para o lítio, propondo ainda metas para a valorização deste metal.

Como se sabe, há muito que a UE possui legislação sobre os óleos e as borrachas dos pneus dos veículos. A UE adotou a Diretiva 2000/53/CE sobre Veículos em Fim de Vida Útil, que estabelece requisitos para a recuperação e reciclagem de veículos descartados.

A diretiva exige que os Estados membros estabeleçam sistemas para a coleta, reciclagem e recuperação de resíduos de veículos, incluindo pneus e óleos usados.

Mas há outras metas de sustentabilidade na calha…

A UE promove transição para uma economia circular, onde os recursos são utilizados de forma mais eficiente e os resíduos são reduzidos. Isso envolve a promoção da reciclagem, reutilização e reparação de produtos, além de minimizar o desperdício.

A UE adotou também a Diretiva de Plásticos de Uso Único, que visa reduzir o consumo de produtos de plástico descartáveis. A diretiva proíbe certos produtos de plástico descartáveis, incentiva a redução do consumo de outros e estabelece metas de reciclagem para os Estados membros.

Essas são apenas algumas das metas e iniciativas que a UE tem considerado para promover a sustentabilidade. Agora foi a vez das baterias.

De acordo com um comunicado emitido por ‘Bruxelas’, o regulamento, que regula a vida das baterias, da produção até à reutilização e reciclagem, fixa uma meta para a valorização do lítio a partir de resíduos de baterias em 50% até 2027 e 80% até ao final de 2031, mas que pode ser alterada em função da evolução do mercado e da tecnologia e da disponibilidade do metal alcalino.

O regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho, cujo processo de adoção fica hoje concluído, aplicar-se-á a todas as baterias, incluindo todos os resíduos de baterias portáteis, baterias de veículos elétricos, baterias industriais, baterias de arranque, iluminação e ignição e baterias de meios de transporte ligeiros (por exemplo, bicicletas, motoretas e trotinetes elétricas).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)