Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Um século depois, a Bugatti regressa a La Turbie com um Chiron Pur Sport

By on 10 Abril, 2022

Em março de 1922, Jean Mabille conquistou a vitória na prova de La Turbie, ao volante de um Bugatti Type 13. E agora, a marca regressa ao traçado com um Chiron Pur Sport.

A vila de La Turbie fica situada 450 metros acima do Mónaco, no Cabo Tête de Chien, e no topo de uma colina com uma subida que envolve 6,3 quilómetros de uma estrada muito retorcida. Há 100 anos, era uma das provas mais exigentes, em que os pilotos mais rápidos demoravam menos de seis minutos desde a partida até à meta.

Na edição de 1922, no entanto, o melhor tempo foi registado por Jean Mabille, ao volante de um Bugatti Type 13, que percorreu toda a subida de uma forma quase perfeita, delineando as trajetórias da melhor forma, por entre buracos na estrada, terra e pedras. O tempo registado foi de 6m:24s, e chegou mesmo a impressionar o próprio Ettore Bugatti.

E agora, 100 anos depois deste momento, a Bugatti regressou à subida de LaTurbie, mas agora, ao volante de um Chiron Pur Sport com a carroçaria pintada de cinzento prateado e com uma decoração em verde. Foram seguidas as trajetórias de Jean Mabille e vivida a experiência de uma forma muito diferente daquela que é conhecida da prova de 1922. Ainda assim, carregada de simbolismo.

Com a sua vitória na famosa subida da colina de La Turbie há 100 anos, a Bugatti demonstrou que os seus veículos ofereciam um desempenho incomparável, graças a materiais de alta qualidade e uma construção especializada. Temos mantido esta tradição até hoje e estamos também a levá-la para o futuro. Por essa mesma razão, é inteiramente apropriado para o Chiron Pur Sport celebrar o centenário desta conquista uma expressão moderna da experiência que um conhecimento de engenharia Bugatti adquiriu há tanto tempo“, diz Christophe Piochon, Presidente da Bugatti Automobiles.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)