Carro voador AirCar já realizou primeiro voo entre cidades
AeroMobil garante carro voador em 2023

Um pequeno passo para os aviões, um passo gigante para os automóveis!

By on 3 Julho, 2023

Será este o futuro da mobilidade? O primeiro carro voador totalmente elétrico do mundo já foi aprovado pela FAA e a empresa que o desenvolveu, Alef Aeronautics, já está a aceitar pré-encomendas no seu site. Se tiver por aí 300.000 dólares disponíveis, e estiver farto do trânsito ‘terrestre’, pode começar já a pensar na sua mobilidade futura…

O carro voador da Alef Aeronautics recebeu uma certificação especial de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação norte-americana (FAA) – sem a qual nem sequer poderia tirar as rodas do chão – o que significa que a empresa será autorizada a testar o carro na estrada e no ar, informou a empresa num comunicado de imprensa.

O veículo totalmente elétrico (há uma opção a hidrogénio, que é bem mais cara) tem uma autonomia que ronda dos 320 Km, pode andar em estradas públicas, tem o tamanho de um automóvel normal, mas tem a capacidade de voar, como se de um helicóptero se tratasse, ou melhor de um super-drone, é mais isso que outra coisa qualquer. Só que os drones não têm rodas, e este ‘carvião’ pode. A autonomia ‘aérea’ é de 170 Km, segundo o site da Alef.

Tem lugar para duas pessoas, pode voar em qualquer direção,

À Fox Business um porta-voz da FAA disse que foi emitido um Certificado de Aeronavegabilidade Especial para a aeronave Armada Model Zero que lhe permite ser usada para fins limitados, incluindo exibição, pesquisa e desenvolvimento. Para já, fazer de táxi, está fora de questão…

Segundo a empresa, já recebeu um número elevado de pré-encomendas e o seu CEO, Jim Dukhovny, revelou que ele e os co-fundadores, Constantine Kisly, Pavel Markin e Oleg Petrovwere, se inspiraram no Delorean voador do filme ‘Regresso ao futuro II’.

Será que ‘isto’ se massifica? Daqui a quantos anos?

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)