Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Um fantástico pedaço de história da Bugatti está de regresso a Molsheim

By on 23 Outubro, 2022

Uma coleção que inclui alguns dos mais extraordinários Bugatti de sempre, não restaurados, acaba de mudar de proprietário, sendo que a primeira paragem nas novas mãos foi o Château Saint Jean, a casa da Bugatti Automobiles.

Há inúmeras coleções de automóveis um pouco por todo o mundo, umas mais conhecidas que outras, com os mais variados temas e detalhes. Neste caso, a coleção que aqui lhe mostramos, inclui alguns dos mais históricos modelos da Bugatti, mas com uma característica muito importante: o facto de nunca terem sido restaurados.

Durante as últimas décadas habitaram na Suíça, sob a alçada de Hans Matti, que não só protegeu estes modelos, como dedicou a sua vida a esta coleção, reunindo fotografias originais, artigos publicados em revistas, livros e até documentos da fábrica relacionados com estes modelos, ou seja, toda a sua história desde que saíram das instalações de Molsheim, onde foram criados. Na qualidade de responsável pelos registos do Bugatti Club Suisse, Matti é um dos maiores peritos mundiais dos automóveis de competição da Bugatti. Trata-se de uma coleção única e de que Hans Matti estava compreensivelmente relutante em se separar. As discussões para adquirir estes automóveis estavam em curso há dois anos e meio e até Caroline Bugatti – neta de Ettore Bugatti – tinha estado envolvida nas negociações.

Entre os modelos presentes nesta coleção, encontramos um Bugatti Type 51, que é considerado o mais original de todos os que ainda existem. Há também um Type 37A notavelmente preservado, um Type 49 Faux Cabriolet de chassis curto com uma carroçaria de Jean Bugatti, o único exemplar restante deste modelo em todo o mundo, um Type 35B e também um Type 35A que está equipado com o único conjunto ainda existente de motor, caixa de velocidades e eixo motriz do Type 36.

O Bugatti Type 51 não só é um modelo totalmente original, como um carro de competição usado pela própria Bugatti e que nunca foi restaurado ou pintado, ostentando com orgulho as marcas de nove décadas de competição automóvel e muita diversão. Quanto ao Type 49, trata-se do carro pessoal do próprio Jean Bugatti, com as iniciais “JB” nas portas. É extremamente raro um Type 49 ter uma carroçaria concebida e construída pela fábrica Bugatti, como esta unidade, sendo que nenhum outro Type 49 conta com a carroçaria Faux Cabriolet. Mais curioso ainda é o facto de estes Type 51 e Type 49 terem partilhado o mesmo transporte quando foram entregues aos seus primeiros clientes privados. Voltar a reuni-los é o encerramento de um círculo que começou na década de 1930.

Esta coleção única de automóveis entra agora na sua terceira era: a primeira foi quando foram vendidos novos e a segunda sob o cuidado meticuloso de Hans Matti. E agora, continuarão a ser mantidos na sua condição original, sem restauro, preservados como alguns dos exemplares mais importantes da história da marca de Molsheim. O seu regresso ao Château Saint Jean – um lugar comprado por Ettore Bugatti para entreter os seus clientes, e ainda uma parte essencial da lenda Bugatti – mostrou-nos uma espécie de viagem no tempo e quase parecia que os carros nunca tinham saído. Um sentido de história rodeia o Château, repleto de quase um século de herança Bugatti.

Christophe Piochon, Presidente da Bugatti Automobiles, disse: “Somos uma marca que olha constantemente para o génio do nosso fundador em busca de inspiração. Para Ettore, o aspeto mais importante de um Bugatti era o facto de ser incomparável. Deveria estar numa classe própria. Nada nos aproxima mais da visão de Ettore do que ver as suas criações nas condições em que deixaram a fábrica; os rebites originais, a pintura e, em particular, a engenharia meticulosa que veio para definir os seus automóveis e, em última análise, o seu sucesso. Esta coleção de automóveis e as histórias que foram reunidas à sua volta são absolutamente inestimáveis, e estamos honrados de os ter podido receber na casa da Bugatti Automobiles. Ao olharmos para uma nova era de Bugatti, são modelos pioneiros como estes que serão sempre a nossa inspiração“.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)