Lotus Evija X: O terceiro mais rápido de sempre no Nordshleife
Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos

Um dos últimos Lotus Elise será entregue à pessoa que lhe deu o nome: Elisa Artioli

By on 27 Fevereiro, 2022

O último Lotus Elise destinado a clientes ficará na posse de Elisa Artioli, a neta de Roman Artioli, que serviu de inspiração para o nome deste icónico modelo.

O último Lotus Elise saiu da linha de produção da fábrica de Hethel, no Reino Unido no final do ano passado. Depois de 26 anos a ser produzido, o desportivo inglês conquistou uma autêntica legião de fãs por esse mundo fora. A última unidade, com o número 35.124, tem a carroçaria pintada num tom de amarelo bastante vivo e ficará na coleção da marca para sempre.

Apesar disto, a última unidade destinada a um cliente, é um Elise Sport 240 Final Edition, que recebeu o nome carinhoso de “Sunshine” devido à sua pintura Championship Gold. Tem as jantes pintadas de Anthracite, as pinças de travão em vermelho e o interior em Alcantara com costuras em dourado. E será entregue a Elisa Artioli, a pessoa que lhe deu o nome.

Foto: Instagram (Elisa Artioli)

Elisa Artioli é a neta de Roman Artioli, que foi o presidente da Lotus de 1993 a 1996 e o diretor de projetos especiais da marca. Na altura do lançamento deste modelo revolucionário para a marca inglesa, Roman escolheu o nome da sua neta para o batizar, tinha ela apenas dois anos e meio de idade. Foi com essa idade que Elisa esteve presente no Salão de Frankfurt de 1995, durante a apresentação oficial do novo modelo da Lotus e que deu continuidade à designação dos modelos da marca, todos começados com a letra “E”.

Foto: Instagram (Elisa Artioli)

Elisa sempre foi uma fã de automóveis, especialmente da Lotus, apesar do seu avô também ter ficado responsável por marcas como a Bugatti entre 1987 e 1995, pelo que faz todo o sentido que Elisa receba a (pen)última unidade a sair da linha de produção de Hethel. Aliás, na sua garagem, está um Lotus Elise Series 1, que lhe foi oferecido pelo seu avô, muito antes de ela ter sequer idade para conduzir.

Foto: Instagram (Elisa Artioli)
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)