Lotus Evija X: O terceiro mais rápido de sempre no Nordshleife
Lotus Emeya: O novo GT Elétrico

Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos

By on 14 Fevereiro, 2024

A Lotus está a preparar uma nova aposta, agora nos desportivos elétricos, com planos para introduzir o seu automóvel desportivo elétrico Type 135 em 2027, esperando vender entre 10 000 a 15 000 unidades até 2029.

A Lotus tem-se destacado no mercado de veículos elétricos e prevê um aumento das vendas graças ao sucesso do seu novo SUV a bateria, o Eletre (mais de 1000 unidades vendidas na Europa). A Lotus pretende fundir-se com a L Catterton Asia Acquisition e cotar-se na bolsa Nasdaq no primeiro trimestre.

Apesar dos desafios enfrentados pelas empresas centradas nos veículos elétricos, a Lotus está determinada a prosseguir com os seus planos. Prevê-se que o Type 135, o novo desportivo elétricos da marca britânica, tenha um preço de venda de à volta dos 87 mil euros, visando um segmento de maior volume e preço mais baixo em comparação com as suas ofertas atuais.

O novo carro desportivo da Lotus utilizará a arquitetura de veículo elétrico leve (LEVA) desenvolvida pela sua divisão de consultoria de engenharia, oferecendo um melhor desempenho e autonomia. Os projetos iniciais para a arquitetura incluíam um conjunto de baterias com até 66 quilowatts-hora num automóvel desportivo mais pequeno, do tamanho do Emir. O automóvel pode ser equipado com um motor elétrico montado na traseira com uma potência máxima de 469 cv. A empresa planeia remodelar a sua fábrica em Hethel, Inglaterra, para acomodar a produção do Type 135, marcando o fim da produção do Emira, lançado em 2021. Apesar dos desafios, a Lotus continua otimista quanto ao seu futuro no mercado dos automóveis desportivos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)