BMW M4 manual mostra do que é capaz em “hot lap” em pista
Subaru apresenta novo BRZ e mostra o que podemos esperar no próximo GR86

Travão de mão manual em vias de extinção

By on 31 Março, 2024

O travão de mão manual está em vias de extinção e não falta muito até deixarmos de o ver nos novos carros. A percentagem de automóveis novos com travão de mão manual está a decrescer e agora apenas 9% dos modelos vêm com esse sistema.

O travão de mão manual era praticamente universal e o som caraterístico fez parte da vida de muitos condutores, durante muitas gerações. Além de ser um dispositivo importante na segurança dos veículos parados, para alguns passou a ser o símbolo de irreverência, de exibicionismo e de uma cultura em que os carros eram adorados pelo que representavam e o que faziam. É um sistema simples, pouco dado a falhas, mas que tem sido gradualmente substituído pelos travões elétricos. Mas no início do milénio, a introdução do sistema elétrico tornou-se num ponto de viragem e o travão de mão manual tem sido gradualmente colocado de parte.

91% dos novos modelos à venda estão agora equipados com um travão de mão eletrónico, segundo a CarGurus. Menos de um em cada dez modelos de automóveis novos à venda está equipado com um travão de mão manual. Desde a primeira edição do Relatório CarGurus sobre o travão de mão manual em 2018, a percentagem de modelos à venda com um travão de mão manual caiu de 37% para 9%.

O fim do famoso “serrote” está próximo, pois a evolução da tecnologia vai levar a que praticamente todos os carros optem pelo sistema elétrico.

Imagem de whatwolf no Freepik
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)