Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota usa Inteligência Artificial para novas e melhores soluções de design

By on 26 Junho, 2023

A Toyota está convencida que a Inteligência Artificial pode ajudar a chegar mais depressa a novas soluções de design. A ideia é procurar formas de tornar o processo de design de veículos mais eficaz.

Qualquer design automóvel passa por um processo de etapas, que começam inevitavelmente na pesquisa e análise, procura de tendências do mercado, estudos das preferências dos consumidores, análise da concorrência. Depois passa para o conceito e e as primeiras linhas numa folha de papel, provavelmente, o designer gera uma variedade de ideias e conceitos iniciais. Depois segue-se a fase de ‘exclusão de partes’, fica de fora o que parece menos óbvio, com o designer a selecionar as ideias mais promissoras.

Depois vem a renderização e modelagem, onde já é utilizado software de design 3D para criar as primeiras renderizações digitais do conceito escolhido, sendo a ideia aqui de ver os vários ângulos do veículo, de modo a perceber eventuais ajustes necessários.

A seguir vem a prototipagem, logicamente com base nas renderizações, é criado um modelo em escala reduzida ou um protótipo em tamanho real do veículo. Isso permite que sejam avaliadas várias coisas, incluindo a ergonomia e os detalhes de design.

Por fim, os ajustes e refinamentos que resulta da fase de prototipagem.

É na engenharia e produção que são feitas análises técnicas detalhadas, incluindo a integração de componentes, aerodinâmica e segurança.

É neste todo este processo que a Toyota pondera ter ajuda da inteligência artificial (IA) de modo a acelerar este processo, algo que a Nissan já fez, com sucesso, diga-se.

O Instituto de Investigação da Toyota (TRI) revelou a sua nova ferramenta de IA generativa para esse efeito, com o objetivo de melhorar o design dos veículos através da otimização aerodinâmica. Todo o processo fica mais eficiente sendo também possível colmatar o fosso entre designers e engenheiros, uma vez que a nova ferramenta de IA da TRI considera tanto a forma como a função durante o processo de design do veículo.

O fundamento disto tudo tem também a ver com o acelerar do processo de conceção dos novos veículos elétricos da Toyota. Portanto o único Toyota totalmente elétrico, até à data, o bZ4X, vai ter ‘irmãos’ muito rapidamente…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)