Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota suspende transporte de alguns modelos após irregularidades detetadas em motores a gasóleo

By on 29 Janeiro, 2024

A Toyota suspendeu o transporte de modelos da própria marca e da Lexus, alguns no mercado europeu, após ter tido detetado irregularidades nos testes e emissão da certificação de motores a gasóleo de uma das suas subsidiárias no Japão. 

Um comité especial ficou responsável pelo inquérito que analisou potenciais irregularidades na certificação de emissões de motores. A investigação concluiu que ocorreram irregularidades durante os testes de potência para a certificação de três modelos de motores diesel para automóveis que a Toyota tinha encomendado à Toyota Industries Corporation (TICO). Durante os testes de certificação, o desempenho os motores foi medido utilizando centralinas com software diferente do utilizado na produção em série, de modo a que os resultados pudessem ser medidos com valores alterados. 

Dez modelos de veículos estão a utilizar os 3 motores a gasóleo afetados a nível mundial, revelou a Toyota, que são o 1GD de 2.8 litros, o 2 GD de 2.4 litros e o F33A de 3.3 litros. Entre os modelos afetados, estão o Land Cruiser 300 e a Hilux. 

A Toyota garantiu que a TICO começará por fornecer explicações pormenorizadas às autoridades relativamente a estas conclusões e prosseguirá com “medidas sob a sua orientação, na esperança de recuperar a confiança dos clientes”. Além disso, o construtor nipónico garantiu em comunicado de imprensa que a “reestruturação da atividade em causa exigirá uma mudança de mentalidade de todos os indivíduos, desde a direção aos empregados, bem como uma reforma drástica da cultura empresarial. Estas tarefas não podem ser realizadas de um dia para o outro. Assim, como parte responsável pela transferência do negócio de motores a gasóleo, a Toyota continuará a prestar apoio para a revitalização do negócio de motores da TICO”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)