Toyota Land Cruiser já está disponível para reserva
Toyota bZ4X: Portugal recebe versão com tração integral

Toyota Starlet poderá estar de regresso

By on 30 Abril, 2024

Na onda da nostalgia e do revivalismo, várias marcas estão a trazer de volta nomes do passado. A Toyota pode fazer o mesmo com o Starlet.

Segundo a publicação Carscoops, a Toyota está preparar o regresso do Starlet, com um novo modelo desenvolvido pela Gazoo Racing. O novo Starlet, baseado na Nova Arquitetura Global da Daihatsu (DNGA), estava inicialmente previsto para ser lançado, mas um recente escândalo de segurança contra acidentes adiou-o para 2026.

O Starlet renovado estará focado nos ralis, competindo na classe Rally 4. Espera-se que a versão GR seja ligeiramente maior do que o Starlet de série, com mais 170 mm de comprimento.

Ao contrário do GR Yaris e do GR Corolla, o Starlet deverá ter tração dianteira. A leveza será um dos trunfos com um peso que poderá ser de 980 kg. Isto para um motor 1.3l três cilindros a debitar 150 CV. É uma derivação do motor de três cilindros turbo de 1,6 litros do GR Yaris, que produz 280 cv e 390 Nm de binário. Está disponível com uma transmissão manual de seis velocidades inteligente (6iMT) ou uma transmissão automática de 8 velocidades com patilhas no volante.

No Japão, o preço do novo modelo poderá situar-se entre os 2,5 milhões de ienes (~$16.000) e os 2,8 milhões de ienes (~$18.000), sendo depois levado para mercados específicos que ainda não são conhecidos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)