Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Toyota defende uso de diferentes tipos de baterias

By on 19 Dezembro, 2023

Nas baterias, tal como na nova mobilidade, não há apenas um caminho a percorrer. O radicalismo não “rima” como mobilidade sustentável e as várias soluções à disposição devem ser tidas em conta. Nas baterias, a Toyota defende a mesma abordagem.

As baterias de estado sólido têm sido olhadas como a grande solução para os veículos elétricos, mas a Toyota, muito mais cautelosa nas afirmações que faz quanto aos elétricos, defende uma abordagem com vários tipos de bateria, apesar de ser uma das marcas que melhor domina a tecnologia.

As baterias de estado sólido, que utilizam um eletrólito sólido entre o ânodo e o cátodo em vez de um eletrólito líquido, são capazes de produzir densidades de energia mais elevadas, reduzindo o tamanho e o peso da bateria – e, consequentemente, o seu custo. As baterias de estado sólido, que utilizam um eletrólito sólido entre o ânodo e o cátodo em vez de um eletrólito líquido, são capazes de produzir densidades de energia mais elevadas, reduzindo o tamanho e o peso da bateria – e, consequentemente, o seu custo. Mas existem vários desafios, nomeadamente a capacidade de as produzir em grande escala. É uma tecnologia que ainda dá os primeiros passos, e que precisa de ser mais desenvolvida para chegar ao nível desejado. Apesar de já conhecer bem a tecnologia, a Toyota defende que outras soluções para baterias também devem ser tidas em conta:

“Não pensamos que as baterias de estado sólido venham a ser um fator de mudança só porque as temos”, disse o CEO Koji Sato à Automotive News Europe numa entrevista à margem do Japan Mobility Show em Tóquio, em outubro. “As baterias também poderão percorrer vários caminhos”

Sato afirmou que a empresa irá recorrer a baterias bipolares de iões de lítio com eletrólitos líquidos para aumentar a autonomia e a eficiência antes de as baterias de estado sólido entrarem em ação. A Toyota diz, de forma clara, que várias soluções devem ser pensadas e utilizadas para chegar aos objetivos propostos.

A marca japonesa já olha para baterias com 1000km de autonomia. Mas mais que isso, a Toyota mostra uma postura muito realista quando aos veículos elétricos e a forma como se inserem no mundo atual. A Toyota tem apostado numa abordagem variada com soluções diferentes, para diferentes necessidades. E o caminho certo é esse, pois devemos pensar no mundo de amanhã, mas não podemos esquecer o mundo de hoje.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)