Toyota bZ4X: Portugal recebe versão com tração integral
Toyota Starlet poderá estar de regresso

Toyota Corolla Sedan ganha versão híbrida na Europa

By on 16 Novembro, 2018

Acabado de apresentar no Salão de Guangzhou, o Toyota Corolla Sedan vai chegar à Europa e trará consigo uma inédita, no Velho Continente, versão híbrida.

A gama do novo Corolla (ex-Auris) fica completa com a versão de cinco portas, a carrinha e este Sedan de quatro portas com um estilo muito sedutor que está a anos luz do que a casa japonesa fez anteriormente.

Para a Toyota, o Corolla de quatro portas destina-se a seduzir jovens profissionais que desejam ter um automóvel de prestigio com amplo espaço interior e conforto. Não sabemos se isso será assim em Portugal, mas a verdade é que a Toyota fez um enorme esforço para dotar o Corolla com um estilo sedutor e, porque não dizer, bonito.

O estilo será igual aos modelos americanos e chineses, enquanto que as versões europeias terão diferenças, esperadas, nos equipamentos.

Uma das novidades é a versão híbrida que o Corolla nunca teve no Velho Continente. Será o mesmo que é hoje usado pelo Auris e que o novo Corolla exibirá, ou seja, o sistema com o motor 1.8 litros de ciclo Atkinson acoplado a um motor elétrico e uma bateria. Terá 120 CV de potência e de acordo com o protocolo WLTP consumirá 4,3 l/100 km com emissões de 98 gr/km. Diz a Toyota que o Corolla Sedan poderá, dependendo das situações e da forma de conduzir, rodar até 50% do percurso pendular quotidiano em modo puramente elétrico. O motor 1.6 litros do Auris irá manter-se na gama do Corolla Sedan (132 CV, 6,1 l/100 km e 139 gr/km, segundo o protocolo WLTP).

Refira-se que o modelo também utiliza a nova plataforma da Toyota (TNGA GA-C), o que lhe permite, segundo a marca, um centro de gravidade mais baixo, 60% mais rigidez na carroçaria e suspensões traseiras com eixo independente multibraços, proporcionando, desta forma, um maior conforto e um comportamento de qualidade. A habitabilidade, outro dos trunfos esgrimidos pela Toyota, deve-se ao facto de partilhar a distância entre eixos da carrinha (2700 mm).

O novo Corolla terá o maior nível de tecnologia algumas vez embarcada num modelo Toyota deste segmento. Destaque para o ecrã flutuante no topo do tabliê que permite criar um interior radicalmente diferente do Auris que, convenhamos, não foi muito feliz. Depois, todas as modernas tecnologias de ajuda á condução e prevenção de acidentes está incluído na oferta de equipamento do Corolla.

O Corolla Sedan será fabricado na Turquia e chegará ao mercado no primeiro trimestre de 2019.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)