Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota com aposta certeira: Híbridos valem o segundo lugar no mercado europeu

By on 9 Fevereiro, 2024

Quase em bicos de pés, a Toyota foi subindo no top das marcas mais vendidas e é agora a segunda marca mais vendida na Europa nos últimos dois anos, ultrapassando os concorrentes. O foco na tecnologia híbrida, enquanto outros dão prioridade aos veículos elétricos (VE) poderá ser um fator a ter em conta nestas contas.

A Toyota vendeu 828.484 carros na Europa em 2023, marcando um aumento de 8% num mercado que cresceu 13%. Os modelos híbridos constituem cerca de 70 por cento das vendas da Toyota na Europa. A experiência de duas décadas e o foco na tecnologia híbrida estão também na base deste sucesso

O Yaris Cross, o Yaris e o Corolla são dos modelos híbridos mais vendidos na Europa. Apesar da oferta limitada de veículos elétricos, a estratégia de aposta nos híbridos da Toyota tem sido aparentemente bem recebida pelos consumidores. A elevada eficiência da tecnologia, sem os inconvenientes dos VE são um trunfo importante

Apesar do número de propostas 100% elétricas ser em menor número face à concorrência europeia, objetivos de emissões da UE têm sido cumpridos. No entanto, a Toyota terá forçosamente de fazer a transição para os elétricos e terá 15 automóveis com emissões zero na sua gama europeia em 2026, incluindo motores elétricos a bateria e de células de combustível. Mas estes números mostram que a abordagem mais cautelosa e menos radical da marca nipónica se revelou acertada. A Toyota manteve o seu foco, continuou com uma filosofia que dominava e os números são muito claros. A VW vendeu 1.357.139 carros no mercado europeu em 2023, seguida da Toyota com 828.484, com a Audi a fechar o top 3.

VW – 1357139

Toyota – 828484

Audi – 733176

BMW – 728991

Mercedes – 682498

Renault – 81023

Skoda – 680153

Kia – 572297

Dacia – 557253

Hyundai – 534170

Fontes: ACEA

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)