Toyota bZ4X – Ensaio Teste
Toyota GR Yaris: Chegada prevista no verão e encomendas já abertas

Toyota aposta no desenvolvimento de novos motores de combustão interna

By on 4 Fevereiro, 2024

A Toyota vai continuar a desenvolver novos motores de combustão interna, acreditando o antigo diretor executivo do gigante da indústria automóvel e atual Presidente do Conselho de Administração, Akio Toyoda que a cota de mercado dos veículos totalmente elétricos não vai passar dos 30%. 

Deste modo, Akio Toyoda sublinhou que a restante cota de mercado automóvel serão representada por híbridos a gasolina e movidos com células de combustível, referindo ainda que os motores de combustão movidos a hidrogénio, uma tecnologia sempre defendida pela Toyota, apresenta uma solução para a mobilidade no futuro, sem mencionar os motores a gasóleo. 

Reafirmando o compromisso que tinha dado no Salão de Tóquio, quando disse que a Toyota estava a apostar num “desenvolvimento importante de motores”, Akio Toyoda salientou, numa reunião sobre a visão do Grupo Toyota para o futuro, que “os veículos eléctricos a bateria não representam a única forma de alcançar a neutralidade carbónica. Continuaremos a produzir motores porque continuam a desempenhar um papel como meio prático de alcançar a neutralidade carbónica”. 

Numa altura em que a grande maioria dos construtores tem como objetivo apresentar cada vez mais modelos 100% elétricos, as palavras do responsável da Toyota vão em sentido contrário. 

Recordamos que em dezembro passado, a Toyota apresentou a sua visão de “Mobilidade para todos” e revelou a sua abordagem multi tecnológica que oferece soluções de mobilidade acessíveis com baixas ou zero emissões para necessidades e contextos de utilização muito diversos, isto enquanto faz a sua transição para a neutralidade carbónica até 2040. Para isso, apresentou uma gama ampliada de futuros veículos elétricos a bateria e com pilha de combustível a hidrogénio, passando de 1 para 6 carros elétricos até 2026. Ao mesmo tempo, o construtor japonês ‘persegue’ o objetivo de uma autonomia de 1.000 Km a curto prazo, e 1200 km quando chegarem ao mercado as baterias de estado sólido.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)