Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Tesla vai recolher 2 milhões de veículos devido ao Autopilot

By on 13 Dezembro, 2023

A Tesla vai recolher (ndr, recall) mais de 2 milhões de veículos devido a falhas de segurança do Autopilot, e isto deve-se aos resultados de uma investigação levada a cabo pela NHTSA (ndr, National Highway Traffic Safety Administration, dos EUA), num processo que se se encerrará quando a agência estiver certa da da eficácia das correções da Tesla. O principal regulador de segurança automóvel dos EUA determinou que o sistema de assistência ao condutor da Tesla, o Autopilot não faz o suficiente para evitar o seu uso indevido.

A investigação concluiu que os meios que a Tesla usa para manter os condutores atentos são inadequados e poderiam levar a um “uso indevido previsível”, isto depois de muitos acidentes, alguns deles, com vítimas mortais. De acordo com as conclusões, tanto o Autopilot como o Full Self-Driving exigem que qualquer condutor totalmente atento mantenha sempre as mãos no volante.

Foi detetado que o sistema ‘Full Self-Driving’, muitas vezes, permitiu circulação de forma ilegal ou imprevisível, incluindo exceder os limites de velocidade, passar diretamente por cruzamentos em faixas exclusivas para virar e não parar completamente.

É compreensível que o sistema esteja ainda longe de ser perfeito, embora muito útil, como está, atualmente, mas sempre requerendo que a ‘presença humana’ se faça sentir de forma mais atenta, pois sendo normal que os utilizadores levem os sistemas dos seus carros aos limites, pelos vistos, esses sistemas ainda precisam de maturação. É o caminho habitual de qualquer tecnologia, só que esta impacta diretamente com a segurança, daí o cuidado necessário.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)