A liderar o pelotão: O novo Vantage da Aston Martin como Safety Car Oficial da FIA
RB17: Da F1 para a estrada, graças a Adrian Newey

Tesla Model S Plaid vs Drone com câmara mais rápido do mundo vs F1: Quem vence?

By on 1 Março, 2024

A Red Bull apresentou recentemente o Drone para captação de vídeo mais rápido do mundo, que foi capaz de acompanhar o ritmo de um carro de F1. Será capaz de acompanhar o arranque do Tesla Model S Plaid?

Num feito excecional de engenharia, os Drone Gods dos Países Baixos criaram um drone FPV de vanguarda que conseguiu captar imagens ininterruptas na primeira pessoa (FPV) da volta completa de Max Verstappen ao circuito do Grande Prémio de Silverstone. Este feito inovador, criado em colaboração com a Red Bull Advanced Technologies, constitui um marco significativo na tecnologia dos drones e na sua potencial aplicação na transmissão de desportos motorizados.

A Red Bull desafiou a empresa para criar um drone capaz de acompanhar um carro de F1. O projeto foi desenvolvido durante dez meses. Segundo Ralph Hogenbirk, o piloto que controlou o drone, na sua perseguição ao carro de F1, o “sistema de propulsão difere dos drones normais, como os drones cinematográficos da DJI, na medida em que são significativamente mais potentes e reativos. A tecnologia é bastante semelhante à que utilizamos normalmente nos drones de corrida FPV (First-Person View), que também são conhecidos pela sua elevada potência e capacidade de resposta. No entanto, demos um passo em frente ao incorporar um motor mais potente, uma combinação muito específica da configuração de RPM [rotações por minuto], o tamanho e a forma da hélice e a bateria. Isto permitiu-nos alcançar um equilíbrio perfeito entre obter uma boa velocidade máxima e continuar a ser eficiente, sem sobrecarregar a eletrónica ou a bateria. Além disso, o protótipo manteve a eficiência aerodinâmica necessária para atingir a velocidade de que precisávamos e durar a volta completa.

O aspeto mais limitativo, em termos tecnológicos, continua a ser as baterias. Especificamente com este drone, colocamos exigências significativas às baterias. Têm de ser bastante grandes, pesadas e de alta qualidade para fornecer a potência necessária, como durante os troços a toda a velocidade em que o drone atinge velocidades superiores a 300 quilómetros por hora durante vários segundos em retas, depois desacelera rapidamente e recupera para fornecer novamente potência na reta seguinte”.

A CarWow aproveitou e lançou o desafio. Qual será o mais rápido numa Drag Race? O Tesla Model S Plaid, um carro de F1 ou o Drone? O resultado está no vídeo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)