Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Tesla julgada nos EUA devido ao Autopilot

By on 30 Setembro, 2023

Vai arrancar na Califórnia o julgamento da Tesla relativo a uma morte alegadamente causada pelo sistema de condução autónoma, Autopilot. Será o primeiro nos EUA deste tipo. Tudo porque foi interposta uma ação civil em que é alegado que o sistema Autopilot levou um Tesla Model 3 a sair de estrada a 105 km/h, atingindo uma árvore e ‘explodiu’ em chamas, num acidente em que perdeu a vida o condutor e feriu gravemente os seus dois passageiros.

O processo foi movido contra a Tesla pelos passageiros e pelos familiares do condutor, e acusam a Tesla de saber que o piloto automático e outros sistemas de segurança estavam com defeito quando vendeu o carro.

Fontes da Tesla em declarações à Reuters nega a responsabilidade, dizendo que o condutor consumiu álcool antes de se sentar ao volante, e alega que não está claro que Autopilot estivesse ativado no momento do acidente.

Como se sabe, a Tesla tem vindo a evoluir o seu sistema Autopilot bem como o sistema mais avançado ‘Full-Self Driving’ (FSD), mas tem havido muita oposição e escrutínio tanto regulamentar como legal.

A Tesla já ganhou um caso, ao conseguir convencer os jurados que avisa os condutores que o sistema requer monitorização humana, apesar do nome ‘Autopilot’, mas nesse tratou-se somente de um acidente sem vítimas, e foi concluído pelo tribunal que a culpa era da condutora, que se distraiu, mas agora com uma morte envolvido, o caso será mais complicado.

Será interessante perceber como tudo isto termina, pois estes são apenas os primeiros processos dos muitos que se anteveem, até que tudo esteja perfeitamente esclarecido, nomeadamente quais são os limites da tecnologia na sua relação com os passageiros do carro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)