Sinais negativos na Tesla? Memorando interno aponta para despedimentos
Vamos ter, ou não, um Tesla a 25 mil euros?

Tesla evita ‘recall’ na União Europeia

By on 15 Dezembro, 2023

Ao contrário do que sucede nos EUA a Tesla vai evitar o ‘recall’ de veículos na Europa devido a problemas de segurança relativos ao Autopilot. Nos EUA, mais de 2 milhões de veículos estão a ser recolhidos devido ao sistema de monitorização do condutor Autopilot, que difere do sistema europeu.

A autoridade neerlandesa para os veículos, RDW, já fez saber que não está a planear uma recolha de veículos da Tesla na Europa, pois há diferenças entre as funções do Autopilot que estão disponíveis nos mercados europeu e norte-americano e a sua aprovação aplica-se a outros mercados da União Europeia.

A recolha nos EUA diz respeito ao sistema de monitorização do condutor Autopilot, disse o porta-voz da RDW à Automotive News Europe.

Embora o Autopilot da Tesla seja classificado nos EUA e na Europa como tendo Nível 2 ou “automação parcial da condução” na escala de cinco pontos da indústria, sendo o Nível 5 a condução totalmente autónoma. O nível 2 significa que o condutor tem de manter as mãos no volante e toda a sua atenção na estrada, mas a questão é que existem diferenças entre os EUA e a UE quanto ao que é permitido no Nível 2 de assistência à condução, e essa é a razão dos problemas nos EUA. A Tesla revelou que planeia atualizar o software nos EUA com controlos e alertas adicionais para garantir que os condutores prestam atenção enquanto as funções de assistência à direção estão a ser utilizadas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)