Tesla e Samsung firmam acordo para chips com IA
Tesla vai perder fonte de receita fundamental

Tesla evita ‘recall’ na União Europeia

By on 15 Dezembro, 2023

Ao contrário do que sucede nos EUA a Tesla vai evitar o ‘recall’ de veículos na Europa devido a problemas de segurança relativos ao Autopilot. Nos EUA, mais de 2 milhões de veículos estão a ser recolhidos devido ao sistema de monitorização do condutor Autopilot, que difere do sistema europeu.

A autoridade neerlandesa para os veículos, RDW, já fez saber que não está a planear uma recolha de veículos da Tesla na Europa, pois há diferenças entre as funções do Autopilot que estão disponíveis nos mercados europeu e norte-americano e a sua aprovação aplica-se a outros mercados da União Europeia.

A recolha nos EUA diz respeito ao sistema de monitorização do condutor Autopilot, disse o porta-voz da RDW à Automotive News Europe.

Embora o Autopilot da Tesla seja classificado nos EUA e na Europa como tendo Nível 2 ou “automação parcial da condução” na escala de cinco pontos da indústria, sendo o Nível 5 a condução totalmente autónoma. O nível 2 significa que o condutor tem de manter as mãos no volante e toda a sua atenção na estrada, mas a questão é que existem diferenças entre os EUA e a UE quanto ao que é permitido no Nível 2 de assistência à condução, e essa é a razão dos problemas nos EUA. A Tesla revelou que planeia atualizar o software nos EUA com controlos e alertas adicionais para garantir que os condutores prestam atenção enquanto as funções de assistência à direção estão a ser utilizadas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)