Bugatti CHIRON Super Sport ‘Hommage Type 50S’: A histrória, recontada
Adeus W16: Bugatti confirma V16 no seu próximo hipercarro

Super Sport ’57 One Of One’: A homenagem da Bugatti ao Type 57 SC Atlantic

By on 10 Dezembro, 2023

O Chiron Super Sport está a terminar do seu ciclo de produção, mas uma das últimas versões a serem produzidas será especial. O Super Sport ’57 One Of One’ será uma versão exclusiva, pedida por um cliente americano, como homenagem ao Type 57 SC Atlantic de 1934, uma das mais belas criações da Bugatti.

A nova variante do Chiron apresenta uma série de características de design que se destacam e que o aproximam do Type 57 SC Atlantic, incluindo uma nova grelha dianteira, com 14 lâminas verticais polidas, pintura azul “completamente autêntica” na carroçaria e nas jantes, também uma referência ao automóvel de 1934, tal como na parte inferior do spoiler traseiro apresenta uma silhueta do Atlantic desenhada à mão e o slogan “57 One of One”.

Jascha Straub, o principal designer do programa de personalização ‘Sur Mesure’ da Bugatti, afirmou: “Há anos que sonho em reinterpretar este ícone, por isso já tinha as minhas próprias ideias sobre o que faria para homenagear o automóvel mais elegante alguma vez concebido. Isso significava que podíamos sentar-nos imediatamente e começar a desenvolver o design para concretizar a visão (do cliente) em conjunto.”

No interior, os estofos em pele castanha estão decorados com silhuetas do Atlântic cosidas à mão nos painéis das portas, bem como uma incrustação na consola central com o nome do automóvel.

Na parte de trás dos encostos de cabeça está representado o gráfico “Dancing Elephant” da Bugatti, que a empresa utiliza nos seus carros mais exclusivos desde o Type 41 Royale de 1926.

Quanto à performance não se esperam mudanças profundas para o bólide que será equipado com o motor 8.0 W16 de 1.600 cavalos, capaz de atingir os 440km/h.

O preço-base do Chiron Super Sport ultrapassa os 4 milhões de euros, pelo que o preço deste ’57 One Of One´ deverá ser tão especial quanto o carro em si.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)