Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

Steffen Bamberger (Audi Sport): modelos RS vão oferecer “muita diversão ao volante quando forem elétricos”

By on 17 Agosto, 2023

A história dos modelos de performance Audi RS 6 começou com a Audi S6 plus da geração C4 em 1996. Foi quando o departamento que, na altura, se chamava quattro GmbH, hoje Audi Sport GmbH. Era um fornecedor de acessórios desde 1983, que depois, ganhou um novo foco de atividade, quando se dedicou a um programa de customização de veículos, a partir de 1995. Nessa altura, assumiu a responsabilidade das versões desportivas, com o nome interno de Q1.

Os modelos RS da Audi passaram a representar versões ainda mais desportivas dos veículos alemães, como é o caso dos modelos RS 6 e RS 7. Esta divisão da marca defendia ainda o maior desenvolvimento da tecnologia automóvel possível, desde que garantisse uma vantagem adicional nas dinâmicas de condução, continuando a manter a usabilidade diária, característica sobre a qual estes veículos já eram reconhecidos. Em 2016, o “plus” passou a “performance” e dentro em breve, os modelos mais performantes do construtor alemão serão totalmente elétricos. 

“Na Audi Sport GmbH temos tido muito sucesso no que fazemos há quarenta anos”, confirma Steffen Bamberger, diretor do desenvolvimento técnico da Audi Sport GmbH: “Agora estamos a transportar o ADN, que é o que nos distingue, para um futuro brilhante”. 

De acordo com Bamberger, alguns elementos diferenciam a RS 6 performance e o RS 7 performance das suas versões base, como o seu exterior característico e o design do interior, as dinâmicas longitudinais e laterais, e o seu som. Estes elementos vão continuar a ser características diferenciadoras na era dos elétricos. Isto também inclui no design do exterior, que se destaca do modelo base, com detalhes desportivos e jantes maiores. A Audi garante que o interior vai cada vez mais incluir materiais sustentáveis com uma imagem especial. Além disso, o som interior e exterior vai ser refinado para que seja separado do modelo base para criar emoções. 

Sobre o futuro da Audi Sport e dos modelos RS, Bamberger acrescenta que: “Vamos fazer tudo o que nos for possível para levar o nosso ADN para os carros elétricos nos modelos RS do futuro elétrico. A gama dinâmica de veículos eletrificados abrange tudo, desde muito confortável e adequado para o uso diário, até incrivelmente desportivo e ágil. Uma coisa é certa, o modelo RS ainda vai oferecer aos condutores muita diversão ao volante quando forem elétricos”, concluiu. 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)