Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Škoda revela um pouco do novo Kodiaq

By on 27 Setembro, 2023

Falta uma semana para a Škoda apresentar o novo Kodiaq, mas para matar a curiosidade sobre a segunda geração do seu maior SUV, divulgou os esboços exteriores, revelando o novo design. 

A Škoda já tinha revelado alguns pormenores do interior do Kodiaq no final de agosto passado, com imagens do cockpit digital, head-up display e um ecrã com o sistema de infoentretenimento de 12,9 polegadas. Além disso, o Škoda Kodiaq terá o seletor de velocidades da transmissão DSG posicionado na coluna de direção, criando mais espaço para os passageiros da frente, como acontece no Superb. 

Entre os destaques do esboço do exterior agora mostrados pela marca checa, estão uma secção dianteira maior, guarda-lamas quadrangulares característicos, jantes de 17 a 20 polegadas, um para-choques traseiro robusto e faróis TOP LED Matrix de segunda geração com elementos de design cristalinos.

O futuro Kodiaq apresenta um estilo distinto com dimensões maiores, prometendo ainda mais espaço interior. Apresenta um capô esculpido, cavas das rodas de formato quadrangular e opções de jantes de 17 a 20 polegadas. Outro destaque visual é a guarnição opcional do pilar D com um acabamento Dark Chrome exclusivo.

Os faróis TOP LED Matrix de segunda geração fazem a sua estreia no Kodiaq, enquanto na traseira uma assinatura de luz distintiva e larga em forma de C estende-se em direção ao centro. Por baixo, uma barra vermelha liga os dois faróis traseiros, com um para-choques traseiro robusto que reforça o visual. Posicionadas ao centro na porta da bagageira, as novas letras Škoda completam o design.

Oliver Stefani, Diretor de Design da Škoda, afirma: “O novo Kodiaq é moderno e dinâmico, com um visual marcadamente distinto. Em linha com o princípio ‘a forma segue a função’, implementámos os primeiros elementos da nossa futura linguagem de design, Modern Solid. O design realça claramente o caráter prático, enquanto proporciona uma aerodinâmica ainda melhor através da sua forma dinâmica.”A estreia mundial será transmitida ao vivo no Škoda Storyboard, bem como no canal do YouTube da Škoda no próximo dia 4 de outubro de 2023 às 17:45 horas com uma gama de motores ainda mais alargada, incluindo híbridos plug-in. A gama de motores inclui dois motores a gasolina e dois motores a gasóleo – o 2.0 TDI de 142 kW (193 cv) e o 2.0 TSI de 150 kW (204 cv) vêm equipados de série com tração integral – com potências entre 110 kW (150 cv) e 150 kW (204 cv), bem como uma versão híbrida plug-in – uma estreia para o Kodiaq – que oferece uma autonomia elétrica de mais de 100 quilómetros.

O destaque vai para o motor de entrada 1.5 TSI a gasolina com 110 kW (150 cv), que marca a estreia da tecnologia mild-hybrid no Kodiaq.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)