Škoda Superb: Nova geração já disponível a partir dos 41 800€
Škoda Elroq: O primeiro SUV compacto 100% elétrico da Škoda

Skoda Fabia. Primeiras imagens oficiais ainda camuflado

By on 25 Fevereiro, 2021

A Skoda decidiu brindar-nos com as primeiras fotos oficiais do novo Fabia. O utilitário checo avança para a quarta geração e, pela primeira vez, vai utilizar a plataforma MQB-A0 utilizada nos “primos” do Grupo Volkswagen. Para além de maior face à anterior geração, tem também dimensões superiores face ao Polo, Ibiza e A1. O novo Skoda Fabia mede 4107 mm de comprimento, 1780 mm de largura e 1460 mm de altura. Tudo isto acompanhado por 2564 mm de distância entre eixos.

Com estes valores, o Fabia promete um dos habitáculos mais espaçosos do segmento. A Skoda revela ainda que, apesar do aumento em tamanho, conseguiram manter o peso semelhante ao apresentado na anterior geração. Para além disso, a marca checa revela que o Fabia vai ser o utilitário com o melhor coeficiente aerodinâmico do segmento dos utilitários ao reduzir de 32 Cx para 28 Cx.

Topo de gama com 150 cavalos

No capítulo dos motores, o Skoda Fabia vai ter um total de cinco soluções, todas elas a gasolina. A gama começa com o motor três cilindros 1.0 MPI atmosférico com 65 cavalos, uma melhoria de 5 cv face ao antecessor. Este motor tem ainda uma segunda variante com 80 cavalos de potência. Nas duas versões, o Skoda Fabia está equipado com transmissão manual de cinco velocidades.

Já os motores sobrealimentados 1.0 TSI chegam aos 95 e 110 cavalos. A solução mais contida mantém a caixa de velocidades manual de 5 velocidades, enquanto a variante de 110 cv ganha mais uma relação e, em opção, a DSG de sete velolcidades. Estes são de nova geração (EVO) que garantem melhores consumos de combustível e emissões mais baixas. Por fim, a grande novidade é a inclusão do motor quatro cilindros 1.5 TSI com 150 cavalos que é o topo de gama do modelo, associado em exclusivo à transmissão automática DSG de sete velocidades.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)