Škoda Superb: Nova geração já disponível a partir dos 41 800€
Škoda Elroq: O primeiro SUV compacto 100% elétrico da Škoda

Škoda Fabia conquista três estrelas nos testes NCAP, mas nos de eficiência

By on 3 Novembro, 2022

Assim que ouvimos falar em testes NCAP, lembramo-nos de imediato dos testes de segurança. Mas além desses, ainda há os do Green NCAP, que medem a eficiência energética de cada modelo.

O pequeno Škoda Fabia foi um dos modelos a ser recentemente submetido aos testes de eficiência Green NCAP, nos quais conquistou uma pontuação de três estrelas. O utilitário da marca checa obteve 5,8 pontos em dez na categoria de ar limpo, conseguiu 6 pontos no campo da eficiência energética e 4,9 pontos no que respeita às emissões de gases com efeito de estufa. Segundo a Green NCAP, com o Fabia, a Škoda prova que é possível obter um baixo consumo de combustível e um bom controlo global dos poluentes no segmento acessível, mesmo sem eletrificação.

O Škoda Fabia é um veículo compacto com um motor a gasolina de 3 cilindros. O motor 1.0 está situado na entrada na gama, tal como a maioria dos veículos a gasolina. Outra característica do Fabia, e que tem um forte impacto nesta avaliação, é o seu baixo peso – pouco mais de uma tonelada. Segundo a Green NCAP, a combinação de um motor pequeno e baixo peso revela-se numa eficiência impressionante, que se traduziu nestes testes num consumo de combustível de pouco mais de 6 l/100 km. Quando conduzido no modo eco, entregou o impressionante consumo de 3,9 l/100 km.

O Green NCAP é um programa europeu independente que surgiu em 2019, que visa avaliar a eficiência do combustível e as emissões dos veículos disponíveis no mercado. Nestes testes, promovidos pela Comissão Europeia, os motores de combustão e elétricos são colocados na mesma categoria: para permitir esta comparação, o Green NCAP utiliza uma medida comum de energia, o kWh, e realiza testes tanto em laboratório como na estrada, bem como na condução a frio e no modo ecológico.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)