Škoda Superb Estate: Nova geração com mais espaço, mais estilo e mais tecnologia
Škoda Enyaq: 200.000 unidades produzidas

Škoda: 90 anos do Superb na Rétromobile

By on 3 Fevereiro, 2024

A exposição Rétromobile em Paris tem, entre outros motivos de interesse, a comemoração do 90º aniversário do lançamento da primeira geração do Škoda Superb. A marca checa está representada com outros nomes relevantes da sua história e para o futuri, tal como o Škoda 1100 OHC Coupé, o Škoda Hispano-Suiza de 1928, o projeto inovador Voltavia que combina elementos de 1969 e 2023, e o concept Škoda Vision 7S, um SUV familiar elétrico que prevê o design futuro da Škoda.

A seleção dos automóveis para a exposição concentra-se na celebração do 90º aniversário do Superb, conforme afirmado por Andrea Frydlová, Diretora do Museu Škoda. O legado do Superb remonta a 1934, mas a Škoda já fabricava automóveis de prestígio sob licença da Hispano-Suiza entre 1926 e 1930. A exposição inclui modelos históricos e um Superb de última geração, destacando a tradição do modelo topo de gama da Škoda.

A presença do Škoda 1100 OHC Coupé ressalta a ligação da Škoda ao desporto motorizado, apresentando uma versão reconstruída do veículo de competição de 1959/1960. O Vision 7S, um concept car de grande SUV elétrico, destaca a visão da Škoda para a mobilidade futura, incorporando a linguagem de design Modern Solid.

Um ponto de destaque na exposição é o projeto Voltavia, que transforma um Škoda Octavia Combi de 1969 num veículo totalmente elétrico. Este projeto, apresentado pela primeira vez ao público, foi realizado pelo Automobile Propre como parte do Retrofit Challenge organizado pela Škoda France. O Voltavia é equipado com um motor elétrico de 75 kW e uma bateria de 27,2 kWh proveniente do Škoda Enyaq.

A exposição Rétromobile estará em exibição até 4 de fevereiro nas Portas de Versailles, em Paris.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)