BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
Custo dos elétricos é a maior barreira à sua aquisição em Portugal

Sinistralidade: Portugal com sexta taxa mais elevada de mortalidade na Europa

By on 13 Março, 2024

Os números da sinistralidade rodoviária em Portugal continuam a ser motivo de preocupação. Num relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE), Portugal registou a sexta maior taxa de sinistralidade, com 60 morte por milhão de habitantes em 2022.

Apesar de Portugal ter reduzido o número de mortes desde 2010, ainda teve uma taxa elevada em 2022. O relatório especial de segurança rodoviária do TCE revela que Espanha teve uma média de menos de 40 mortes por milhão de habitantes em acidentes de trânsito em 2022, classificando o país em sétimo lugar na UE. A Suécia teve a menor taxa, com 20 mortes por milhão de habitantes, seguida da Dinamarca, Irlanda, Alemanha, Finlândia e Estónia, todos com menos de 40 mortes por milhão de habitantes.

No extremo oposto, a Roménia liderou com mais de 80 mortes por milhão de habitantes, seguida pela Bulgária, Croácia, Grécia, Letónia e Portugal. Relativamente à idade média dos veículos em circulação na UE, Portugal e Espanha ficaram no meio da tabela, com uma média de 13,5 anos, quase o dobro da idade média no Luxemburgo. Grécia e Estónia tiveram os carros mais antigos, com uma média de 17 e 16,8 anos, respetivamente.

O TCE destaca a necessidade de mais esforços da UE e dos Estados-Membros para cumprir a meta de reduzir pela metade o número de mortes por acidentes de trânsito até 2030, comparado com 2019. Recomendações incluem investigações detalhadas das causas dos acidentes e relatórios harmonizados até 2026.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)