BYD: 1000 veículos vendidos em Portugal
Custo dos elétricos é a maior barreira à sua aquisição em Portugal

Sinistralidade nas estradas da Europa caiu. Portugal entre as piores

By on 22 Agosto, 2023

A sinistralidade nas estradas da Europa segue uma tendência de diminuição e segundo o mais recente relatório publicado pela ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), verificou-se um decréscimo de 13% na Europa.

É preciso realçar que os dados correlacionam os números de 2019 e 2021, ou seja, um ano em que a pandemia ainda afetou as deslocações, pelo que esta comparação deve ser feita com cautela. No entanto, podemos ver que países como Suécia, Irlanda e Países Baixos apresentaram as taxas de mortalidade mais baixas, não ultrapassando as 29 mortes por milhão de habitantes. No extremo oposto surgem a Letónia, Croácia, Bulgária (à volta das 70 mortes por milhão de habitantes) e a Roménia com o valor máximo de 92 mortes por milhão de habitantes.

No caso português, apesar de se ter registado uma diminuição de 19%, segundo este relatório, continuamos a ser dos países onde há mais sinistralidade nas estradas. Com 54 mortes por milhão de habitantes, estamos muito pior face, por exemplo, à vizinha Espanha, que apresenta 34 mortes por milhão de habitantes. Malta (43.8%), Dinamarca (34.7%) e a Lituânia (20,4%) foram os países que registaram uma maior diminuição da taxa de mortalidade.

Fonte: ACEA

Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)