Dacia Bigster Concept, o protótipo que vai dar origem a um SUV de segmento C
Novo Peugeot 308 já está disponível em Portugal

Segmento C, Familiares compactos: VW Golf lidera vendas na UE, mas Skoda Octavia cresce rapidamente

By on 29 Setembro, 2023

Depois de termos analisado os segmentos A e B, os citadinos e os utilitários , agora é a vez do segmento C, o dos familiares compactos, que há muito foi ultrapassado pelos SUV ou Crossover, pequenos ou maiores em termos da preferência do público em geral.

O segmento B tem o segundo carro mais vendido da Europa, até este momento (fim de agosto) o Dacia Sandero, na sua frente está o ‘case study’ Tesla Model Y, que é um caso perfeitamente anormal, embora real. O Tesla foi realmente o mais vendido na Europa até agosto.

Em termos de vendas totais de segmento fica atrás dos SUV/Crossover pequenos e médios. Esses são hoje em dia os dois sub-segmentos que mais vendem.

O segmento C, dos familiares compactos, é liderado pelo VW Golf, com 88.899 vendas, mas o Skoda Octavia, com 83.073 está em pleno crescimento e pode passar o Golf até ao fim do ano.

A cerca de 20.000 carros, está o Toyota Corolla/ Corolla TS, com 62.760, seguindo-se não muito longe o Ford Focus (59.189), o Peugeot 308 (51.432), bem mais atrás o Kia Ceed, (36.315), VW ID.3, (35.343), o primeiro totalmente elétrico desta lista), o Kia Niro, (34.604), Citroen C4, (32.213) e a fechar o top 10, o MG 4, elétrico (30.789).

Há muito que este segmento foi passado pelos SUB, especialmente os pequenos.

Top 10 (UE, jan-ago-2023)

1-VW Golf, 88.899

2-Skoda Octavia, 83.073

3-Toyota Corolla/ Corolla TS, 62.760

4-Ford Focus, 59.189

5-Peugeot 308, 51.432

6-Kia Ceed, 36.315

7-VW ID.3, 35.343

8-Kia Niro, 34.604

9-Citroen C4, 32.213

10-MG 4, 30.789

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)