Skoda Epic: O SUV compacto de 25 mil euros, esperado em 2025
Novo Škoda Octavia: O ícone foi renovado

Scala e Kamiq: Um novo capítulo para os compactos

By on 5 Fevereiro, 2024

A Škoda atualizou a sua dupla de compactos de sucesso. Além de um visual repensando, ambos os modelos surgem agora de interior renovado e novos materiais sustentáveis. Três motores da atual geração evo2 com potências de 95 cv a 150 cv, bem como um portefólio alargado de características de segurança e de sistemas de assistência à condução completam a atualização dos modelos.

A Škoda reforça a sua presença no segmento compacto com o Scala, posicionado entre o Fabia e o Octavia, e o Kamiq, um popular modelo de entrada na família SUV. Até o momento, mais de 670.000 unidades desses dois modelos foram produzidas na fábrica principal em Mladá Boleslav, consolidando o sucesso da marca nesse segmento. As versões atualizadas prometem dar continuidade a essa história de êxito.

O Škoda Scala tem conquistado posições destacadas nas tabelas de vendas em diversos países, sendo particularmente bem-sucedido em Portugal, Espanha, Ucrânia, Tunísia, Egito e Marrocos. Com mais de 260.000 unidades entregues globalmente, a República Checa, Alemanha e Polónia lideram as vendas. O SUV Kamiq, destacando-se como o mais vendido da Škoda em 2021, 2022 e 2023, superando o Kodiaq e o Karoq, alcançou sucesso notável no Reino Unido, Áustria, Itália, Espanha e França. Até o momento, quase 410.000 unidades do Kamiq foram produzidas e comercializadas em mais de 60 mercados, com destaque para a Alemanha, República Checa e Reino Unido. O Scala e o Kamiq, lançados em 2019, consolidam a presença forte da Škoda no segmento compacto.

No que diz respeito ao aspeto interior, o Škoda Scala e o Kamiq recebem uma atualização visual, destacando-se pelo design mais desportivo e características SUV, como novos para-choques, difusor prateado e faróis LED Matrix opcionais. Ambos os modelos apresentam agora uma grelha redesenhada e portão traseiro elétrico opcional com pedal virtual. Os interiores contam com um painel de instrumentos totalmente digital de 8 polegadas, quatro portas USB-C para carregamento rápido, e opções como a Phone Box para carregamento sem fios. A Škoda também introduz uma nova estrutura de gama com versões Monte Carlo e interiores Design Selection, utilizando materiais sustentáveis nos estofos e painéis das portas. Estão disponíveis cinco interiores Design Selection, combinando materiais sustentáveis. Um Ecrã Digital de 8 polegadas está agora incluído de série, enquanto os extras estão agrupados em diversos pacotes temáticos e enquanto opções individuais.

A Škoda também deu retoques no exterioro, aprimorando o design dos seus dois modelos compactos, introduzindo modificações de estilo na frente e na traseira. A alteração mais significativa surge sob a forma de faróis redesenhados, que agora também estão disponíveis com a tecnologia LED Matrix.

Os Škoda Scala e Kamiq destacam-se como veículos altamente seguros nos seus segmentos, devido às carroçarias robustas e aos avançados sistemas de assistência incorporados. Ambos os modelos apresentam características de segurança, como sistemas baseados em câmaras Front Assist com Monitorização de Peões, Lane Assist e Reconhecimento de Sinais de Trânsito. A atualização mais recente inclui o Easy Light Assist, proporcionando o acionamento automático dos faróis.

Dois novos motores 1.0 TSI de três cilindros da geração evo2 da família de motores EA211 são agora ainda mais eficientes, graças a melhorias de hardware e software. Entre outras otimizações, estas incluem o controlo variável das válvulas de admissão e escape e turbocompressores de geometria variável (VGT), bem como injetores de dez orifícios para uma mistura ar-combustível ainda mais homogénea. O 1.5 TSI está equipado com um sistema de desativação ativa de cilindros ACT+ otimizado. Os três motores têm potências que variam entre 70 kW (95 cv) e 110 kW (150 cv).

Motor Potência [kW/cv] Binário [Nm] Caixa de Velocidades Tração
1.0 TSI evo2 70/95 175 Manual de 5 vel. FWD
1.0 TSI evo2 85/116 200 Manual de 6 vel. FWD
1.0 TSI evo2 85/116 200 Automática de 7 vel. FWD
1.5 TSI evo2 110/150 250 Automática de 7 vel. FWD
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)