Salão de Xangai: rivalidade crescente China/Europa
Hongqi S9, o hipercarro chinês com 1400 cavalos que promete superar os 400 km/h

Salão de Xangai: o que vão mostrar as marcas…

By on 17 Abril, 2023

O Salão de Xangai está de regresso, e marca um forte confronto entre as marcas chinesas e as europeias. As primeiras mostram-se ao mercado interno e à Europa, as europeias, tentam inverter a forte tendência de quebra, havendo mesmo marcas ‘expulsas’ do mercado chinês nos últimos anos com as vendas ‘europeias’ a cair 20% de 2020 para 2022, não se esperando grande recuperação, devendo a quota de mercado permanecer abaixo dos 50%.

AUDI

A Audi revelará mais detalhes sobre o seu projeto de Fórmula 1. A marca vai entrar na competição em 2026. terá um protótipo em exposição.

BYD

A BYD mostrará o YangWang U9 elétrico e o SUV elétrico U8. O U9 utiliza um novo sistema de suspensão. Espera-se também que o fabricante de automóveis revele o Seagull e um novo modelo da sua marca Denza premium. O SUV elétrico Dynasty classe B também fará a sua estreia global, anunciou a BYD na sua conta Weibo.

HIPHI

A marca HiPhi da Human Horizons Technology vai revelar o HiPhi Y, o seu terceiro modelo.

A marca diz ter sido concebida e projetada tendo em mente os mercados globais. Atualmente, HiPhi vende o SUV X e o sedan Z na China. Planeia lançar as vendas em países europeus selecionados. Human Horizons foi estabelecido em Xangai em 2017 por Ding Lei e Phil Murtaugh, dois ex-executivos seniores da SAIC-GM. HiPhi disse que o HiPhi X está agora pronto para as vendas europeias, com homologação por TÜV SÜD.

HONDA

A sub-marca elétrica completa da Honda, e:N, exibirá pela primeira vez protótipos de um segundo lote de produtos. Os dois primeiros modelos e:N produzidos localmente – o e:NP1 e o e:NS1 – foram postos à venda na China no ano passado. Ambos são crossovers compactos.

LEXUS

A nova minivan LM fará a sua estreia global. A marca irá vender o carro pela primeira vez na Europa como rival da Classe V da Mercedes-Benz. A Lexus revelou a primeira geração LM na feira de Xangai de 2019.

LINCOLN

Lincoln revelará uma nova versão do seu SUV Nautilus premium de tamanho médio, com um estilo que seguirá de perto o do sedan Zephyr exclusivo da China, imagens publicadas pelo Ministério da Indústria e da Informação chinês. É provável que as ‘powertrains’ venham a incluir uma versão híbrida.

MASERATI

A versão elétrica do SUV de tamanho médio da Maserat, o Grecale será vista em público pela primeira vez. O Grecale Folgore, como será conhecida a versão EV, chegará aos concessionários europeus no terceiro trimestre e aos Estados Unidos no final do ano.

O Grecale Folgore situa-se numa versão adaptada da plataforma Giorgio que também serve de base ao SUV Alfa Romeo Stelvio.

MERCEDES-BENZ

A Mercedes revelará a mais recente edição da sua gama de ultra luxo Maybach – o Mercedes-Maybach EQS SUV. O SUV será o primeiro modelo elétrico da Mercedes-Maybach. É uma versão retrabalhada do SUV grande EQS construído nos Estados Unidos.

A China foi responsável por cerca de metade das 23.000 vendas da Maybach no ano passado.

MINI

Mini renovou o seu conceito Aceman para incluir um assistente pessoal digital que toma a forma de um bulldog britânico chamado Spike. A personagem aparece no ecrã táctil circular OLED do Aceman para guiar os utilizadores através das características digitais.

Será incluído em futuros pequenos Minis elétricos. O pequeno crossover elétrico Aceman será construído na China juntamente com um novo Mini hatchback totalmente elétrico. Ambos os modelos utilizarão uma plataforma desenvolvida em conjunto com a Great Wall. Mini irá também estrear uma versão descapotável do seu atual hatchback elétrico.

NIO

A marca eléctrica premium chinesa Nio revelará a nova versão do seu ES6 de nível básico – um pequeno SUV que será rebaptizado EC6 na Europa, na sequência de um desafio legal da Audi devido a uma potencial confusão com a linha S desportiva da Audi. O Nio irá também demonstrar a sua estação de troca de baterias de terceira geração, que promete uma troca mais rápida de baterias.

NISSAN

O novo conceito EV da Nissan, especificamente concebido para a China, será a estrela do fabricante de automóveis de Xangai. O Nissan Max-Out, um conceito de descapotável elétrico, também será exibido. O Max-Out foi revelado pela primeira vez em 2021 como um conceito digital.

POLESTAR

Polestar irá estrear o Polestar 4, um crossover em estilo coupé de tamanho médio que na Europa irá juntar-se a um segmento liderado pelo Tesla Model Y e também contestado pelo Audi Q4 E-tron e BMW iX3. O modelo de produção mais rápido da Polestar foi descrito como um “GT elevado de quatro portas” pelo CEO Thomas Ingenlath.

PORSCHE

O grande SUV Cayenne recebeu “uma das mais extensas atualizações de produtos na história da Porsche”, de acordo com o fabricante. O modelo remodelado que estreia em Xangai terá um novo visor digital, um novo sistema de chassis e duas características tecnológicas inovadoras”, disse a Porsche. A China é o maior mercado global da Porsche.

SMART

O Smart #3, um SUV com estilo coupé completo elétrico, terá a sua estreia pública. O SUV compacto é o segundo modelo totalmente novo da marca depois do mais pequeno #1 como Smart relança como uma joint-venture exclusivamente elétrica entre a Geely da China e a Mercedes. O #3 estará à venda na China no final do ano e chegará à Europa no início de 2024.

TOYOTA

Dois novos modelos sob a marca Toyota da família bZ de VE estrear-se-ão. Os dois VE serão lançados no mercado chinês no próximo ano.

VOLKSWAGEN

A grande revelação da Volkswagen é o sedan ID7 de tamanho médio elétrico, que se situará no topo da gama ID da marca de automóveis eléctricos baseados em MEB.

O ID7 será destinado principalmente a compradores americanos e chineses, mas também será vendido na Europa. A VW disse que o ID7 tem uma nova transmissão elétrica otimizada com um alcance máximo de 700 km (435 milhas) no ciclo WLTP, o que o torna confortável para viagens de longa distância. O ID7 terá também um ecrã táctil de 15 polegadas que é novo nos modelos MEB. O ID7 é semelhante em tamanho ao da Mercedes EQE. O preço inicial do ID7 na Alemanha será bem inferior a 60.000 euros, dizem fontes da empresa.

XPENG

A marca elétrica premium chinesa Xpeng revelará o SUV de tamanho médio em forma de coupé G6. O carro irá competir contra o Tesla Modelo Y e o Nio EC6. Espera-se o seu lançamento nos mercados europeus com elevadas vendas de EV. A marca mostrará também a sua tecnologia de próxima geração.

ZEEKR

A marca elétrica premium da Geely, Zeekr, mostrará o X crossover compacto elétrico. O novo modelo será vendido na Europa a SUV eléctricos premium alemães rivais como o Audi Q4 e-tron, BMW iX1 e Mercedes EQA. O X utiliza a mesma plataforma SEA (Arquitectura Eléctrica Sustentável) que o Smart #1, bem como os futuros automóveis eléctricos da Volvo e da Lynk & CO. Zeekr promete um alcance de até 560 km (348 milhas) entre cargas com base no ciclo de testes chinês.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)