Novo Dacia Duster – Primeiro ensaio
Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas

Salão de Genebra: As novidades da Dacia

By on 24 Fevereiro, 2024

A Dacia vai ter uma forte presença no Salão de Genebra, com três grandes novidades. Uma das marcas mais vendidas na Europa vai ter um espaço de exposição de 900m2 onde vai apresentar o novo Duster, o novíssimo Spring e o recentemente revelado concorrente ao Campeonato do Mundo de Rally-Raid: o Sandrider.

O novo Duster será uma das estrelas da Dacia. A terceira geração surge com um design bem mais robusto. O carro assenta na plataforma CMF-B, sendo que a versão 4×4 do novo Duster eleva as capacidades todo-o-terreno a novos patamares face à geração anterior. Os materiais são agora mais sustentáveis, bem como os grupos propulsores híbridos (ECO G100 GPL, HYBRID 140 mild-hybrid 48V TCe 130 disponível com transmissões 4×2 e 4×4). Com preços a começaram abaixo dos 20 000 euros, o novo Duster continua a ser o melhor SUV familiar do segmento na relação preço/desempenho.

Ao lado do bestseller Duster, a Dacia mostra a sua mais recente aposta na mobilidade elétrica. O pequeno Spring conquistou uma fatia de mercado que poucos consideravam possível e a fórmula foi aprimorada. Desde o seu lançamento em 2021, tornou-se o terceiro carro elétrico mais vendido para particulares em 2022 e 2023, com mais de 140.000 unidades registadas em todo o mundo. Reconhecida por sua eficiência energética e baixa pegada de carbono, o Spring recebeu diversos prémios, incluindo uma classificação máxima de 5 estrelas da organização independente europeia Green NCAP em 2022.

O Spring renovado pesa 6 kg a mais, com 948 kg em comparação com o modelo atual, mas ainda muito mais leve que a maioria das propostas elétricas. A bateria de 26,8 quilowatts-hora oferece uma autonomia de mais de 200 km em condução urbana. Apesar de estar ainda em processo de homologação, espera-se uma autonomia média de 183 km sob o ciclo WLTP e mais de 220 km em condução urbana, segundo a Dacia. Com a chegada de concorrência de peso no mercado dos elétricos mais acessíveis, espera-se que o Spring tenha um preço ainda mais competitivo.

Em Genebra, a Dacia vai apresentar os Dacia Sandriders que participar, pela primeira vez, no Rali Dakar em 2025, antes de se lançarem no Campeonato do Mundo de Rally-Raid.

O nome Dacia já tinha estado ligado ao Dakar com o Duster, mas o Sandrider é um veículo de rally raid concebido especificamente para os desafios do rali mais duro do mundo. O design enfatiza o minimalismo, eliminando carroçarias desnecessárias, melhorando o desempenho no exigente terreno do deserto. O interior apresenta um painel de instrumentos modular e várias inovações que visam maximizar a durabilidade e o conforto no meio das exigentes condições do deserto. A sustentabilidade ambiental está no centro das atenções, com a utilização de componentes leves em fibra de carbono e a adoção de combustível renovável.

Por baixo do seu exterior impactante, o Sandrider tem como coração um motor V6 biturbo de 3,0 litros (uma derivação do motor usado no Nissan Z) que gera 360 cv e 540 Nm de binário, que irá usar combustível sintético. A suspensão tem um curso de 350 mm e vem equipado com pneus todo-o-terreno BF Goodrich de 37 polegadas.

Os Dacia Sandrider, a equipa oficial da Dacia no W2RC, vão participar no seu primeiro Dakar e nas outras etapas do Campeonato do Mundo de Rally-Raid, em 2025, e para o fazer escolheram três duplas acima de qualquer ‘suspeita’, um Dream Team para chegar o mais rapidamente possível ao triunfo no Rali Dakar: Sébastien Loeb, Nasser al Attiyah e Cristina Gutierrez, recém-vencedora da sua classe no Dakar.

A Dacia vai apresentar, igualmente, a sua gama, que incorpora a mais recente regulamentação GSR II.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)