Carta de condução (e não só) no telemóvel: Documentos da app ID.GOV já valem tanto quanto os físicos
Todos os documentos que deve ter no veículo

Renovação da carta de condução através da aplicação ID.gov disponível a partir de hoje

By on 16 Outubro, 2023

Os condutores da categoria B e com menos de 50 anos já podem renovar, a partir de hoje, a sua carta de condução através da aplicação ID.gov.

Segundo dados do Governo, o serviço de Renovação Automatizada da Carta de Condução (RACC), solução apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e faz parte do Programa Simplex, deverá abranger cerca de 6000 condutores por mês com idade até aos 50 anos, sem necessidade de apresentar um atestado médico, com títulos de condução da categoria B que se encontram em período de revalidação.

Para utilizar este novo serviço, os condutores precisam de ter Chave Móvel digital e a aplicação ID.gov instalada no telemóvel para receberem as notificações personalizadas sobre a necessidade de renovação da carta de condução. A partir da notificação que recebem, o processo de renovação é iniciado automaticamente e os dados relevantes são verificados eletronicamente, sem necessidade de preenchimento manual de formulários. Devem ser confirmadas as informações e quando a nova carta de condução for emitida é armazenada digitalmente na aplicação, podendo ser consultada e verificada a sua validade, a qualquer hora e a partir de qualquer lugar. 

Para os cidadãos que não disponham da aplicação ID.gov, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) desenvolveu, em novembro do ano passado, um serviço de notificação aos condutores que alerta para a necessidade de revalidação da Carta de Condução. Até hoje, garante o Governo, foram notificados mais de 280 mil condutores, sendo que 75% já efetuou a renovação do documento através do IMT Online ou num balcão.

O serviço Renovação Automatizada da Carta de Condução está incluída no Plano de Recuperação e Resiliência e no Programa SIMPLEX, que resulta da parceria entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa e o IMT.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)