Renault 5 E-Tech com série especial Roland-Garros
Novo Renault Captur: Já pode encomendar o seu

Renault ultrapassa os quatro milhões de Kangoo produzidos na fábrica de Maubeuge

By on 18 Dezembro, 2023

A Renault celebra a produção de quatro milhões de Kangoo na sua fábrica de Maubeuge, em França, conseguindo que a cada 90 segundos saia um destes modelos da conhecida carrinha da linha de produção. 

A unidade de produção do norte de França produz o Kangoo desde que o modelo foi introduzido no final da década de 1990. Maubeuge está em funcionamento desde 1969 e produziu mais de outros 20 modelos, sendo agora o Kangoo que, atualmente, com mais de 400 veículos a sair das suas linhas de montagem todos os dias “mexe” com a unidade da Renault. 

Para preparar a fábrica, a Renault investiu mais de 500 milhões de euros em modernizações, que incluíram a instalação de uma prensa de transferência de 5400 toneladas – uma das maiores da Europa – e as primeiras linhas de produção de altura variável. A fábrica concluiria a unidade um milhão do Kangoo em 2002 e o segundo em 2007. Um ano mais tarde, a fábrica inicia a produção do Kangoo de segunda geração. Em 2011, Maubeuge adaptou as suas linhas para iniciar o fabrico do Kangoo Z.E. elétrico e produziu 90.000 unidades. Para acompanhar a procura do Kangoo elétrico, desde 2021, as baterias são também montadas em Maubeuge.

A Renault voltou a investir 450 milhões de euros na remodelação da fábrica para a produção da terceira geração e monta agora mais de 380 versões numa única linha de produção, manuseando cerca de 3.700 referências de produtos num dia. Maubeuge celebrou o marco de produção de 150 mil Kangoo da terceira geração em julho de 2023, que foi seguido pela introdução do Grand Kangoo de sete lugares na linha após sua apresentação no Salão de Munique.

Naquela fábrica é possível produzir até 370 tons de cor para os clientes do Kangoo, enquanto uma das suas recentes actualizações, o “controlo de visão”, utiliza um conjunto de câmaras para verificar se cada ponto em cada placa está certo, para que a operação de aparafusamento cumpra todos os requisitos de qualidade. Dispõe ainda de um simulador de cabina de pintura de realidade virtual onde se pode praticar sem utilizar sequer uma gota de tinta.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)