Renault 5 E-Tech com série especial Roland-Garros
Novo Renault Captur: Já pode encomendar o seu

Renault Triber, um Clio com sete lugares?

By on 19 Junho, 2019

Tem menos de quatro metros de comprimento, mas consegue alojar até sete pessoas dentro do habitáculo. Chama-se Triber, é mais pequeno que um Clio, mas não é para europeu usar.

O mercado indiano dá muita importância às dimensões exteriores e um carro com menos de 4 metros de comprimento é uma bênção, não pelo tamanho em si, mas pelas benesses fiscais. Ora, o Triber da Renault tem 3,99 metros de comprimento, ou seja, é uma espécie de crossover com menos 64 cm que um Grand Scénic e menos 6 cm que a nova geração do Clio. Ou seja, é um carro muito compacto que consegue encaixar seis pessoas lá dentro. Com cinco lugares, apenas, oferece uma bagageira com 625 litros! 

Ou seja, este Triber da Renault tem tudo para seduzir os europeus, mas à imagem do que sucedeu com o Kwid, dificilmente conhecerá os indígenas do Velho Continente.

Com um peso inferior a uma tonelada, o Triber tem como único motor um três cilindros com 1.0 litros de cilindrada, sem turbo e com uma potência de 72 CV. Tem uma caixa manual ou robotizada e com sete pessoas a bordo ou com a carga máxima, deverá sofrer bastante, até porque o binário é de 96 Nm.

O Triber é um modelo “low cost” mas com algum equipamento inesperado como os quatro airbags, acesso e arranque mãos livres, instrumentação digital e um sistema multimédia com ecrã de 8 polegadas sensível ao toque e câmara de marcha atrás.

Preços não são conhecidos, mas dificilmente o Triber chegará à Europa, o que é uma pena pois o carro é muito interessante.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)