Renault Captur: Primeiras impressões
Renault Captur com ainda mais argumentos

Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv: Alto desempenho

By on 16 Maio, 2024

A Renault revelou a versão de alto desempenho do Rafale: o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv. Equipado com um novo motor híbrido plug-in, combina o melhor da combustão e eletricidade, com preferência pela condução elétrica no dia a dia.

Além do motor potente, é ultra-eficiente, com uma autonomia de até 1.000 km. Com um motor elétrico no eixo traseiro, oferece tração nas 4 rodas permanentemente ativa.

Autonomia 100% elétrica de 100 km

A motorização E-Tech 4×4 de 300 cv do Rafale é baseada na tecnologia do grupo propulsor híbrido E-Tech de 200 cv, com a adição de um motor elétrico no eixo traseiro e uma bateria recarregável de 22 kWh. Isso proporciona uma autonomia de até 100 quilómetros em modo totalmente elétrico.

Gerida pela tecnologia E-Tech, essa combinação de motor de combustão e três motores elétricos oferece 300 cv e um desempenho otimizado constantemente, proporcionando uma excelente relação entre desempenho e eficiência. O consumo combinado WLTP é de 0,7 litros/100 km, mantendo-se em 5,8 litros/100 km com a bateria descarregada, graças à eficiência do motor de combustão e à alta capacidade da bateria.

Para garantir uma condução predominantemente elétrica, o veículo é configurado por padrão para os modos Confort e Eco, com a opção de “forçar” o modo elétrico selecionando o EV MODE através do botão dedicado. Este botão oferece três modos de condução: Híbrido (padrão), Elétrico (100% elétrico) e E-save (uso do motor de combustão interna para carregar a bateria até 25%).

No uso diário, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv oferece uma experiência de condução semelhante à de um veículo totalmente elétrico, com silêncio e aceleração suaves. Além disso, a travagem regenerativa ajustável, controlada por patilhas no volante, contribui para uma experiência de condução mais envolvente.

Graças à gestão inteligente da energia entre os diferentes motores, o veículo alcança uma impressionante eficiência de consumo de 0,7 litros/100 km (15 g de CO₂/km) com a bateria carregada e 5,8 litros/100 km (132 g de CO₂/km) com a bateria vazia, de acordo com o ciclo WLTP. Isso garante uma autonomia de até 1.000 km com um depósito de gasolina cheio (55 litros) e a bateria carregada, colocando o Rafale E-Tech 4×4 300 cv no topo do mercado de SUVs de alto desempenho do segmento D.

Três motores elétricos

Sob o capô, o Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv apresenta um motor a gasolina de três cilindros, com 1,2 litros de capacidade, equipado com um novo turbocompressor, aumentando a sua potência para 110 kW ou 150 cv e o torque para 230 Nm. A caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem, foi adaptada para essas alterações.

Este motor de combustão é acompanhado por três motores elétricos, com uma potência máxima combinada de 300 cv:

  • Um motor elétrico principal no eixo dianteiro, com 50 kW (70 cv) e 205 Nm de torque.
  • Um segundo motor elétrico principal no eixo traseiro, com 100 kW (136 cv) e 195 Nm de torque.
  • Um motor elétrico secundário HSG (Motor de arranque/Gerador de Alta Voltagem) com 25 kW (34 cv) e 50 Nm de torque.

Essa combinação de motores proporciona um desempenho dinâmico impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, 80 a 120 km/h em 4,0 segundos e 1000 metros de arranque em 26,9 segundos.

Alimentados por uma bateria de iões de lítio de 22 kWh/400 V, os motores elétricos asseguram a tração elétrica, enquanto o motor secundário HSG opera o motor de combustão interna, as mudanças na caixa de velocidades automática e ajuda a recarregar a bateria.

Com a potência máxima de carga aceite de 7,4 kW (32A), uma recarga completa da bateria leva 2h10 para atingir 80% e 2h55 para atingir 100%.

Versão Atelier Alpine

Além do nível de equipamento Esprit Alpine, compartilhado com a versão híbrida E-Tech 200 cv, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv está disponível numa nova versão chamada Atelier Alpine. Este nome evoca a experiência avançada trazida à Renault pela Alpine Cars, permitindo aos condutores do Renault Rafale desfrutarem da “experiência Alpine”.

O chassis do Atelier Alpine foi afinado por um grupo de cerca de uma dúzia de engenheiros dedicados da Alpine Cars, incluindo:

  • Elementos especiais como amortecedores, molas, para-choques, barras estabilizadoras dianteira e traseira, e jantes de 21 polegadas;
  • Um sistema exclusivo de amortecimento controlado, chamado suspensão ativa com câmara preditiva;
  • Modos específicos do Agility Control;
  • Calibração das UEC (unidades eletrónicas de controlo) que gerem a travagem, a travagem regenerativa, o controlo de estabilidade e trajetória, e a direção assistida;
  • Apoio especializado nas ligações do grupo motopropulsor ao chassis e aos pneus desportivos Continental.

O Rafale E-Tech 4×4 300 cv Atelier Alpine se destaca na gama com a sua cor exclusiva da carroçaria, Azul Cume Acetinado, spoiler flutuante em Preto Estrela e jantes especiais Chicane de 21 polegadas, equipadas com pneus Continental (jantes de 20 polegadas para o nível de equipamento Esprit Alpine). Em homenagem à marca Alpine, o interior apresenta tapetes na icónica cor azul da marca em forma de seta.

Tecnologia ao serviço do condutor

Uma inovação notável é o sistema de Suspensão Ativa, com Câmara Preditiva, que ajusta continuamente o amortecimento com base na velocidade e na reação do condutor, proporcionando conforto e desempenho em diferentes condições de estrada.

Além disso, o Rafale Atelier Alpine apresenta um inovador Agility Control, permitindo ao condutor ajustar os parâmetros do sistema 4Control Advanced, os níveis de amortecimento e os ângulos de direção traseiros em três modos: Confort, Dynamique e Sport. Essas configurações estão disponíveis em todos os modos de condução, exceto no modo Snow, oferecendo uma personalização fácil do Rafale de acordo com as preferências do condutor.

Desenvolvidas pelos engenheiros da Alpine, as configurações de cada modo garantem uma condução otimizada para o Rafale Atelier Alpine, refletindo a ampla gama de tecnologias ajustáveis disponíveis nesta versão.

Tração integral

O Renault Rafale E-Tech 4×4 300 cv apresenta um sistema de tração às 4 rodas permanentemente ativo, graças ao novo motor elétrico localizado no eixo traseiro. Esse sistema de tração é gerenciado automaticamente pelo sistema E-Tech, ajustando-se às condições de condução e ao modo selecionado, por meio das configurações MULTI-SENSE. A distribuição do torque pode variar instantaneamente de 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) para 100% nas rodas traseiras (tração traseira), dependendo das circunstâncias. Geralmente, a tração dianteira é preferível até 70 km/h, enquanto a tração traseira é preferível acima dessa velocidade.

Além disso, o Rafale E-Tech 4×4 300 cv possui uma função de condução híbrida preditiva, que maximiza o uso da energia elétrica durante a viagem. Utilizando dados do mapa conectado, como a topografia da estrada nos próximos sete quilómetros ou o percurso mais provável, se nenhum destino estiver definido, o sistema antecipa as necessidades de energia do motor elétrico, dando prioridade ao seu uso sempre que possível.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)